Chocolate é opção efetiva em harmonização com café de qualidade
Em meio a quarentena muita gente optou por se especializar na cozinha. Que tal juntarmos duas delícias como chocolate e café? Conversamos com Stella Campos, que é chocolatier, barista e proprietária da Lascaux Chocolateria, para nos dar dicas de como fazer essa combinação em casa.
Para Stella a textura do chocolate abraça o café, trazendo aconchego. A dica dela para começar a harmonização é dar um gole no café que você escolheu, assim sentirá o aroma, corpo, acidez e doçura; na sequência morda um pedaço do chocolate e deixe que ele derreta na boca, permitindo que ele envolva todo o paladar com a cremosidade, doçura, retrogosto de um terroir intenso, seguido então, do segundo gole de café, “é um momento quase que filosófico.”
A especialista aponta que isolada, a cafeína pode aumentar a ansiedade, mas, consumida com chocolate, ajuda a reduzir os seus estímulos. “O chocolate amargo, por exemplo, é rico em serotonina e flavonóides. A serotonina é um neurotransmissor que provoca a sensação de prazer, melhorando o humor e auxiliando no combate a ansiedade e depressão. Os flavonóides são compostos químicos apontados como benéficos para a saúde cognitiva, relacionada à memória, atenção e ao raciocínio. Chocolate é antioxidante, anti-inflamatório. Casamento dos sonhos de qualquer romântico”, completa!
Stella conta que sua relação com o chocolate é antiga, desde a infância sua avó paterna já o preparava em forminhas de bicicletas, flores e corações, que eram de sua bisavó. Mas foi em 2018 que surgiu a oportunidade de abrir um negócio e, assim, nasceu a Lascaux Chocolates Rústicos. “O chocolate veio como matéria prima principal devido ao resgate às origens que queríamos passar adiante e a todo o seu poder criativo que me possibilitaria ir além do óbvio e trabalhar sensorialmente todos os sentidos, como uma forma de transformar o chocolate em poder de cura. Nesse momento então, passei a me dedicar ao estudo do cacau por meio da literatura, cursos, workshops, feiras e eventos, até chegar na formação de chocolatier.”
A marca traz chocolates artesanais produzidos de forma rústica, utilizando a natureza como elemento principal. “Fugindo do tradicional, inspirados na era da pedra lascada e na beleza e poder único dos cristais, que possuem energia e capacidade conhecidas desde a antiguidade. Cada cristal de chocolate é único em seu tamanho, características, texturas, sabores e cores, assim como os cristais e pedras naturais”, aponta.
A marca entrega para todo o Brasil e os pedidos podem ser feitos através do (35) 9 9262-4141. Informações no @lascaux.chocolateria. Para fazer em casa Uma dica da Stella é:
– Moa o café
– Prepare na french press
– Esquente o leite e vaporize, até chegar em uma textura cremosa
– Escalde sua xícara
– Na xícara, coloque o café, acrescente o leite e por último cuidadosamente, coloque, a barra de chocolate para que ela mergulhe. Com uma colher, mexa delicadamente e prove. Não misture tudo de uma vez. O segredo é degustar aos poucos para presenciar a transformação do paladar conforme o chocolate envolve a bebida com o seu derretimento. No final, é uma delícia raspar o fundo da caneca e ficar com o retrogosto do chocolate misturado ao café.
Stella nos apresenta outras opções para harmonizar o chocolate como: chás, ervas, flores, oleaginosas, grãos, especiarias, temperos, vinho, cerveja, cachaça. “Na Lascaux criamos um molho de chocolate intenso salgado com manjericão para degustar junto de carnes e massas. Outra opção é jogar raspas de chocolate amargo por cima da salada. Todos os nossos drinks também levam um toque de chocolate, o que muda completamente o paladar”.
Sorvete de café com Chocolate Lascaux Ágata Turritella
Receita Stella Campos
INGREDIENTES
200 g de creme de leite
100 g de leite condensado
5 colheres de chá rasas de café solúvel
10 colheres de chá de água morna
30 g de folhas secas de hortelã
60 g do cristal de chocolate
PREPARO
Em uma batedeira misture o creme de leite, leite condensado, o café solúvel, as colheres de chá de água morna e as folhas frescas de hortelã, batendo tudo por cerca de 10 minutos para deixar bem aerado. Coloque no freezer até endurecer. Para cada 60 g do cristal de chocolate acrescente 60 g de creme de leite (ou um pouco mais, se quiser uma textura menos densa). Leve ao micro-ondas em potência média, misturando de 30 em 30 segundos até que derreta. Coloque a ganache na geladeira. Ao fundo de uma taça, distribua uma boa quantidade da ganache. Por cima, coloque o sorvete. Finalize com alguns grãos de café.