Situação de MG permite reabertura responsável e segura do comércio, diz Zema
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou em Live do Valor nesta quarta-feira que o Estado está preparado para fazer uma abertura "responsável e segura" do comércio, diante da pandemia de coronavírus.
"Nossa situação nos permite fazer uma reabertura responsável e segura. Não vamos voltar as aulas, voltar jogos de futebol nem aglomerações, queremos a atividade econômica com segurança", afirmou Zema.
O governador argumentou que o vírus chegou, até o momento, a 270 dos 853 municípios mineiros. Ele questiona se uma cidade que não teve nenhum óbito por covid deveria adotar o isolamento. "Me parece que o bom senso indica que não seria necessário", disse.
ema afirmou ainda que o coronavírus tem uma "propagação natural" e que a preocupação do governo é não esgotar a capacidade de atendimento médico a quem se infectar. Isso, no entanto, não é um problema agora, disse. "Nossa taxa de ocupação de UTIs é de 7% e nós deixamos para a pandemia 50% dos leitos."
O governador afirmou que não há, no Estado, subnotificação de casos de covid-19 e que os hospitais de Minas estão ociosos. O Estado soma, até o momento, 177 mortes em decorrência de infecção por coronavírus.
Zema associou a situação menos desfavorável de Minas em relação ao restante do Brasil no combate à covid-19 ao fato de o governo estadual ter agido rápido e à população mineira ter cumprido as recomendações para evitar a proliferação da doença.
"Tomamos medidas com muita antecedência enquanto outros Estados ainda pensavam em fazer algo. Na segunda quinzena de março suspendemos as aulas e iniciamos o isolamento. Pandemia parece incêndio em floresta, se você age rápido fica mais fácil combater", afirmou o mineiro. "Mineiro é um povo criterioso e desconfiado e, por isso, o isolamento está sendo melhor que nos outros Estados."