Husqvarna apresenta nova roçadeira 226K dedicada à cultura cafeeira
A Husqvarna, empresa de origem sueca presente há mais de 40 anos no Brasil, fabricante de equipamentos para manejo de áreas verdes, lança a roçadeira 226K, desenvolvida especialmente para a aplicação na colheita do café.
O produto alia motor de alta rotação ao baixo consumo de combustível, e oferece maior produtividade para aplicação na colheita do café. Em conjunto com acessório derriçador, o equipamento garante melhor custo-benefício, ergonomia, eficiência e baixo peso na aplicação.
“A nova roçadeira 226K consegue trabalhar com elevadas rotações, fazendo com que a colheita seja superior”, afirma Mário Fortunato, gerente de Produtos da Husqvarna para a América Latina.
A roçadeira 226K tem motor de 25,4 cm³, potência de 1,1 HP, a 7.500 rpm, e rotação máxima recomendada de 11.500 rpm. Além disso, conta com bomba de combustível desenvolvida para facilitar a partida a frio e a tecnologia SmartStart, com motor e ignição desenvolvidos para partidas mais rápidas e com mínimo de esforço. A resistência na corda é reduzida em até 40%.
O produtor utiliza os equipamentos da Husqvarna em quase todos estágios do café, desde a limpeza entre plantios (sopradores), poda do pé de café (motosserras e aparadores de cerca viva), capina (roçadeiras) e controle fitossanitário (atomizadores e pulverizadores), além é claro do equipamento para derriçar café (226K). “Com uma boa temporada de chuvas, ele consegue ter mais produtividade na hora da colheita, e com o produto adequado a performance fica ainda melhor”, diz Fortunato.
Especificações
Entre os principais diferenciais da roçadeira 226K, o destaque vai para a filtragem de ar eficiente: sistema que aumenta a durabilidade dos componentes, reduzindo custos com manutenção; embreagem robusta: permite a utilização com derriçadeira em elevada rpm (rotação por minuto), sem perda de performance e com alta produtividade na colheita; motor de alta performance: robusto e de grande durabilidade, que permite trabalho em elevadas rotações, alinhando performance, baixo consumo de combustível e economia na manutenção.
Mercado do café no País
De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Ricardo de Souza Silveira, a expectativa é positiva em relação à safra de café, que está na fase inicial da colheita deste ano. Em sua avaliação, será um ano de produção maior e de melhor qualidade.
Para Silveira, a oferta maior não deve significar pressão sobre os preços do mercado, já que a indústria precisa de grão de melhor qualidade e o Brasil tem esse produto para oferecer. O executivo também destacou que o consumo do café aumentou 35% em março, e a expectativa para os próximos meses é de manutenção dos níveis de consumo.
“A Husqvarna segue inovando seu portfólio de produtos e aplicações, pois trabalha próxima ao produtor rural nessa jornada, oferecendo maior produtividade e eficiência na aplicação de diferentes culturas. Com o café não seria diferente, pois estimamos um potencial enorme na comercialização do produto para os próximos meses. A Roçadeira 226K vem para fortalecer esse propósito com nosso público.”