Produtores entregam os lotes para escolha do melhor café do Panamá
Os produtores de café da província de Chiriquí entregaram nesta terça-feira os 161 lotes registrados para participar da XXIV Degustação Internacional de Café "O Melhor do Panamá", realizada pela Associação Especial do Café do Panamá e onde o melhor café do Panamá é escolhido.
Este ano, pela primeira vez, o café especial do Panamá será provado em 30 laboratórios.
Plinio Ruiz, presidente da Associação de Cafés Especiais do Panamá, ressalta que, devido à pandemia do COVID 19, a degustação de café ocorrerá em 30 laboratórios, nacionais e internacionais, como medida de segurança.
"Essa entrega de lotes gera grandes expectativas porque temos que garantir a qualidade do grão, porque queremos apresentar lotes vencedores, este ano foi um desafio e estamos muito conscientes de cumprir as normas do Ministério da Saúde", afirmou Ruiz.
Roberto Brenes, produtor de café, garante que a melhor tecnologia esteja sendo usada e que os lotes tenham umidade adequada e embalagem a vácuo suficiente para manter a qualidade. "Este ano, devido à pandemia, os cafés descansaram mais, principalmente gueixas naturais, que poderiam gerar pontuações mais altas porque tiveram mais tempo para descansar ", disse Brenes.
Por sua vez, Daysi de Ruiz, secretário executivo do SCAP, disse que os lotes foram recebidos em conformidade com os processos de biossegurança, para garantir a segurança dos colaboradores, produtores e juízes, acrescentando que, uma vez recebido o café, o processo começou a pesar os lotes, Realizando análises de umidade, temperatura e finalmente a embalagem a vácuo.