Produtor de café e presidente de Honduras diagnosticado com Covid 19
Juan Orlando Hernandez, presidente em exercício de Honduras, disse que contratou o novo coronavírus. E ele não está sozinho em seu círculo interno. A primeira-dama Ana Garcia Carias também apresentou resultados positivos, já que dois membros da equipe de Hernandez, segundo o MSN.
Hernandez dirigiu-se ao país da América Central pela televisão. Ele disse que começou a sentir-se doente durante o fim de semana. Mas até agora, seus sintomas foram leves. E que sua esposa tinha sido, pelo menos até aquele ponto, assintomática.
Apesar das preocupações constantes com o COVID-19, Honduras começou recentemente a reabrir muitas empresas. Isso ocorreu após uma paralisação econômica de três meses e um toque de recolher essencialmente. O escritório de Hernandez disse que o presidente manteve "as medidas preventivas recomendadas pelas autoridades de saúde". Mas que a natureza de sua posição tornava impossível o isolamento completo.
Pelo menos um defensor de alto nível declarou abertamente seus votos de felicidades ao presidente e à primeira-dama. Alejandro Giammattei, presidente do vizinho ocidental de Honduras, Guatemala.
Ele escreveu que estava orando por eles. E ele também expressou sua 'consideração, respeito e estima' por eles.
Hernandez é presidente desde 2014
Hernandez tornou-se membro do Congresso Nacional de Honduras em 2001. Ele representou o Departamento de Lempira, localizado no oeste de Honduras. Hernandez foi educado nos Estados Unidos e tornou-se produtor de café.
Em 2010, ele se tornou presidente do Congresso Nacional. Essencialmente, o equivalente ao orador da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos.
Em 2013, ele foi eleito para ser o próximo presidente de Honduras. Dois anos depois, o equivalente hondurenho da Suprema Corte decidiu que os presidentes poderiam cumprir mandatos múltiplos. Anteriormente, eles estavam limitados a apenas um.
Hernandez escolheu concorrer a um segundo mandato. Outros processos judiciais se seguiram, pois as questões persistiam sobre se a lei lhe permitia ou não fazê-lo. Ele foi autorizado a correr, apesar dos contínuos protestos de alguns.
Ele saiu vitorioso em 2017, apesar de demorar um pouco. Os resultados foram tão próximos que levou três semanas para um vencedor ser anunciado oficialmente.