Sumitomo Chemical entra no hub de inovação AgTech Garage
Logo após consolidar a aquisição dos ativos da Nufarm, a subsidiária brasileira da japonesa Sumitomo Chemical anuncia que firmou acordo de cooperação tecnológica com o hub de inovação AgTech Garage. Instalado no Parque Tecnológico de Piracicaba, descrito como o ‘Vale do Silício Brasileiro”, o AgTech Garage reúne quase 400 startups conectadas, além de mais de 1 000 profissionais atuantes e em torno de 30 grandes empresas apoiadoras.
CEO do hub, o engenheiro químico José Tomé enfatiza que o AgTech Garage é centrado exclusivamente no agronegócio. “Todas as iniciativas são voltadas a aumentar a sustentabilidade, a competitividade e o potencial de inovação do agro”, destaca o executivo. “Por meio de nossa plataforma digital, colaborativa, conectamos startups a oportunidades de negócios abertas nas grandes empresas parceiras, como a Sumitomo Chemical. São também atores dessa relação investidores do setor, agricultores e a academia.”
Para o diretor de customer marketing Latam da Sumitomo Chemical, engenheiro agrônomo Celso Macedo, o estreitamento de negócios entre grandes corporações e startups de perfil disruptivo configura “um caminho sem volta”. “Este modelo tende a acelerar o desenvolvimento de soluções digitais, um dos eixos estratégicos para o crescimento perseguido pela Sumitomo Chemical, e também agregará mais valor ao nosso negócio”, diz o executivo.
Conforme Macedo, a Sumitomo Chemical constitui uma companhia focada na inovação, na pesquisa e no desenvolvimento de novas moléculas químicas. “Temos hoje pela frente o desafio de unir este conhecimento, inerente ao negócio da companhia, ao pleno domínio de tecnologias avançadas em suporte à produtividade. O agronegócio digitalizado avança dia a dia e as soluções mais robustas vêm de dentro das startups de base tecnológica.”
Macedo acrescenta ainda que a Sumitomo Chemical Brasil tem investido fortemente nas áreas de marketing digital, agricultura de precisão e na digitalização em suporte ao manejo de pragas, doenças e plantas daninhas. “A proximidade com startups do hub AgTech Garage trará ainda mais agilidade e competitividade, neste momento em que a matriz elegeu o Brasil como o principal mercado para crescer no agronegócio”, conclui o executivo.
Nos últimos dias, o presidente da Sumitomo Chemical para a América Latina, Juan Agustin Ferreira Espinosa, reforçou ser o agronegócio brasileiro o principal foco para avanço da empresa, no setor, na América Latina. Segundo Espinosa, a área de Crop and Health respondeu, em 2018, por 15% da receita total de US$ 21 bilhões da companhia, uma cifra equivalente a US$ 3,2 bilhões. Com a aquisição da Nufarm, conforme o executivo, essa proporção salta para 30%, impulsionada pelo negócio de soluções agrícolas. Ainda de acordo com Espinosa, a expectativa é a de que em cinco anos essa participação seja elevada a 50% da receita total, ancorada no lançamento de produtos.
Sediada em Tóquio, a Sumitomo Chemical é uma das principais empresas químicas japonesas. Fundada em 1913, está presente em mais de 180 países, com 32 000 colaboradores. Seu escritório central no Brasil fica na cidade de São Paulo. A companhia mantém ainda um centro de pesquisas localizado na paulista Mogi Mirim. Com a aquisição da Nufarm, a Sumitomo Chemical passa a operar uma planta fabril em Maracanaú (CE) e oito centros de distribuição posicionados na fronteira agrícola.