Cooabriel abre inscrições do XVII Concurso Conilon de Excelência
O concurso está em sua 17ª edição e mantém seu objetivo maior de incentivar a produção de café conilon de qualidade. É um projeto da Cooperativa criado no ano de 2003 e foi o primeiro concurso realizado em café conilon que se tem registro.
A primeira edição foi uma iniciativa do atual vice-presidente da Cooabriel Antônio Joaquim de Souza Neto, o “Toninho”. Na época presidente da cooperativa, Toninho criou o concurso com objetivo de valorizar o conilon, que era muito criticado. “Muitos sócios se dedicaram à produção de cafés de qualidade e em pouco tempo mais de 70% dos grãos que tinham muitos defeitos chegaram ao tipo 7 para melhor. Provamos aos produtores que os cafés com qualidade ganhavam no preço e no peso”, afirmou Toninho, que é sócio da Cooabriel há 49 anos.
O Concurso irá premiar os dez melhores lotes de café conilon da safra 2020 produzida pelos sócios, sendo cinco lotes preparados pelo sistema natural e cinco lotes pelo sistema cereja descascado. Serão distribuídas 66 sacas em prêmio aos vencedores que terão seus lotes avaliados por renomados provadores.
Neste ano, em razão da pandemia do Coronavírus, a cerimônia de premiação será on line no dia 28 de outubro. “Vivemos um momento de incertezas em razão da pandemia, mas não poderíamos deixar de fazer a edição deste ano. Muitos produtores trabalham meses para conseguir bons resultados e aguardam o concurso com muita expectativa. Para o ano que vem planejamos muitas novidades e uma edição mais incrementada”, explicou o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello.
Além da premiação, a qualidade do café traz ainda outros benefícios. “O mercado externo é bem exigente e tem boa aceitação aos nossos cafés. No início do primeiro concurso, tínhamos 80% dos cafés como 7/8 para pior. Hoje 90% dos cafés são 7 para melhor. O produtor que investe em qualidade tem retorno no rendimento e muitos outros benefícios. Além disso, tem todo o apoio da cooperativa na comercialização”, disse o gerente corporativo de mercado da Cooabriel, Edimilson Calegari.
Um dos avaliadores, José Carlos de Azevedo, também destaca a importância do concurso para os produtores. “O Concurso Conilon de Excelência incentiva os sócios a produzirem cafés de qualidade e há uma grande demanda de mercado. Além do retorno financeiro, o produtor conquista reconhecimento e sente orgulho do trabalho que desenvolveu”, finalizou.