Coffee for Peace lança na Colômbia pôstere sobre as melhores práticas
A iniciativa Coffee For Peace, focada na Colômbia, resultou em cartazes educacionais coloridos sobre o básico do processamento de café chamado Microprocessadores 2.0 (Microprocesadores).
Inicialmente destinados ao uso de produtores de café nas regiões pós-conflito colombianas onde o Coffee For Peace está atualmente focado, os cartazes foram amplamente divulgados pelas agências de fomento do projeto USAID e pela Federação Colombiana de Produtores de Café (FNC) para o benefício de todos os produtores de café pelo mundo.
Com ilustrações originais atraentes e instruções passo a passo, a série de pôsteres aborda 17 práticas recomendadas em quatro áreas básicas, incluindo: colheita; despolpagem; fermentação e lavagem; e secagem e armazenamento.
Toda a série de pôsteres está disponível no site da Coffee For Peace (é necessário nome, email e nome da empresa).
Os organizadores do Coffee For Peace dizem que o conceito para os cartazes instrucionais remonta a pelo menos 2017, quando uma análise da produção e qualidade do café nas regiões colombianas de Antioquia, Bolívar, Caquetá, Cauca, Vale de Cauca e Meta mostrou um pronunciado falta de entendimento entre alguns agricultores sobre práticas comuns de colheita e processamento.
Assim, uma colaboração focada na educação entre inúmeras agências colombianas e internacionais, ONGs e parceiros de implementação de projetos ocorreu por meio da Producers to Market Alliance, o projeto de quatro anos por trás da marca Coffee for Peace. Esse esforço resultou na identificação das 17 melhores práticas descritas na nova série de pôsteres, bem como em seu lançamento global.
"O programa Café pela Paz fez importantes avanços na introdução dos produtores colombianos nas ferramentas necessárias para produzir café de qualidade", disse KC O’Keefe, consultor da PMA-USAID da Boot Coffee. "Esses cartazes são uma parte importante disso e agora estamos empolgados em compartilhá-los com mais profissionais do café que podem obter seus benefícios".