Governador de Minas Gerias participa de lançamento de linha de cafés especiais
O governador Romeu Zema participou, nesta quarta-feira (12/8), do lançamento de uma linha de cafés especiais lançada pelo supermercado Verdemar. Os grãos, originários das quatro regiões produtoras de cafés especiais no estado, foram vencedores do 16º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés, promovido no fim do ano passado pelo Governo de Minas, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). Ao todo, 80 sacas de café, de 15 produtores campeões, foram adquiridas pela rede supermercadista.
“Acredito no nosso país e acredito nesse tipo de agricultura, de negócio. Temos condições de agregar valor em muitos produtos que produzimos aqui em Minas, como queijos, cachaças e o café. Temos condição de transformar Minas em um estado de produtores premium. Temos que ser ‘os produtores’. Meu governo é amigo de quem trabalha, de quem investe e de quem emprega”, disse.
O diretor-presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza, lembrou que o concurso promovido pela empresa tem o objetivo de divulgar para a sociedade os cafés especiais produzidos em Minas Gerais, além de ter um caráter educativo para o produtor. “O extensionista da Emater tem um papel importante, que é levar informações para a família rural sobre qualidade do café, os cuidados que o agricultor deve ter com a lavoura e o pós-colheita. Todos os laudos dos lotes de café do concurso são um subsídio importante para que o técnico possa orientar as famílias sobre qualidade do café”, afirmou.
Pequenos produtores
A secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, enalteceu a importância de ações que valorizem o pequeno produtor rural.
“Apesar de tantas dificuldades que temos enfrentado este ano com a pandemia, é gratificante poder estar aqui com esse trabalho tão importante. Isso é justiça social, porque é assim que vamos ajudar a reduzir as desigualdades em nosso estado, trazendo mais valor para os nossos produtores, especialmente os pequenos”, afirmou.
O agricultor Paulo Gomes, do município de Espera Feliz, região produtora das Matas de Minas, esteve no lançamento em Belo Horizonte. Ele foi o campeão estadual do concurso do ano passado e comercializou o café vencedor para rede de supermercado. O produtor recebe assistência da Emater-MG e disse estar emocionado com o resultado que obteve. “Este prêmio foi um presente para mim. Eu estava começando a construção de uma casa. E agora consegui terminar a minha casa própria. É um sonho de muita gente. Minha família está muito gratificada”.
A série de cafés especiais que será colocada à venda para consumidores na rede de supermercado tem rótulos personalizados, com a foto e um pouco da história de cada produtor que se classificou nos primeiros lugares do concurso da Emater-MG.
Para o sócio-proprietário do Verdemar e presidente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Alexandre Poni, a proposta é valorizar a origem do que é consumido, abrangendo toda a cadeia produtiva. “Ao valorizar o concurso, com a chancela da Emater, e trazer o café para o ponto de venda, o nosso consumidor cria uma demanda por cafés diferenciados. Também serve de exemplo para que outros cafeicultores passem a valorizar melhoria da qualidade do que produzem”, disse.