Ao longo dos anos, ouvimos alternadamente que o café faz bem e faz mal à saúde. Alguns estudos até sugeriram que pode ajudá-lo a perder peso. Embora o pensamento científico atual sobre o assunto não esteja estabelecido, há algumas evidências de que o café pode ser útil para quem está fazendo dieta.
O primeiro dos benefícios que o café tem para perder peso é a cafeína. Este é o estimulante que muitos de nós procuramos em nosso café da manhã. Esse batido pode não ser apenas para limpar as teias de aranha depois de uma noite, mas também pode ajudá-lo a perder peso.
A cafeína faz isso estimulando o sistema nervoso e liberando o hormônio epinefrina. Também conhecida como adrenalina, a epinefrina sinaliza para as células de gordura se decomporem e liberarem gordura no sangue. Isso torna a gordura mais disponível para uso como combustível.
A cafeína também pode aumentar sua taxa metabólica de repouso, o que significa que você pode acabar queimando mais calorias ao longo do dia.
A cafeína também pode aumentar sua taxa metabólica de repouso, o que significa que você pode acabar queimando mais calorias ao longo do dia.
Os compostos do café que se acredita contribuem para esses benefícios à saúde incluem:
• Ácido clorogênico. Também chamado de CGA, é um composto que causa o gosto amargo ou azedo do café. O CGA tem um efeito antioxidante provavelmente responsável pelos efeitos benéficos do café em termos de proteção contra doenças cardíacas e ataques cardíacos.
• Trigonelina. A trigonelina pode ser benéfica em termos de combate à infecção, bem como vigilância do câncer, o que significa a capacidade do nosso corpo de matar células cancerosas. A trigonelina também pode ajudar a regular o açúcar no sangue, diminuindo a tendência das pessoas com diabetes de desenvolver mais açúcar no sangue quando comem.
• Polifenóis Os polifenóis são encontrados em muitos tipos de alimentos e bebidas vegetais. Foi demonstrado que esses antioxidantes melhoram a saúde, diminuem a inflamação e previnem doenças.