Cooabriel registra 62 inscrições para o XVII Concurso Conilon de Excelência
O concurso, que foi lançado em junho, recebeu 62 inscrições entre cafés preparados de forma natural e cereja descascado. O XVII Concurso irá premiar os 10 melhores lotes de café conilon da safra 2020 produzidos pelos sócios da cooperativa. Neste ano, a disputa atraiu participantes de regiões do Espírito Santo e da Bahia. Foram recebidas inscrições de cafés provenientes de 12 municípios nos dois estados.
“O número de inscrições foi maior do que a nossa expectativa em razão do momento que estamos enfrentando com a pandemia. Acreditamos que a qualidade será maior do que a do ano passado, pois nosso produtor trabalhou e acreditou. Gostaria de parabenizar esses guerreiros que acreditam no nosso trabalho para fazer um produto de qualidade para os nossos consumidores de conilon”, afirmou o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello.
O concurso deste ano possibilitou o sócio participar com um lote mínimo de até 05 (cinco) sacas padronizadas (300kg líquidos) e máximo de 320 sacas padronizadas (19.200kg líquidos).
A conversão em sacas padronizadas é feita pela cooperativa a partir do volume de café em bica corrida que o sócio reserva para participar do concurso. A classificação do lote dependerá do atendimento às normas e ao padrão de qualidade exigidos e descritos no regulamento do concurso. Além do tamanho do lote e outras observações serão avaliados quesitos como aroma, aspecto, bebida, tipo, umidade, seca, cor, peneira.
“Já estamos na 17ª edição. Um café diferenciado não exige muito investimento financeiro, mas é necessário que o produtor tenha muita dedicação e paciência para esperar o tempo certo de maturação”, disse o gerente corporativo de mercado da Cooabriel, Edimilson Calegari.
Serão distribuídas 66 sacas em prêmio aos vencedores que terão seus lotes avaliados por renomados provadores. A divulgação dos nomes dos lotes selecionados será no dia 02 de outubro de 2020, com divulgação do nome do sócio em ordem alfabética. A classificação final será divulgada em evento on-line “Live dos Campeões” no dia 28 de outubro de 2020.
“O concurso já é uma tradição. Os produtores se preparam. O propósito é aumentar a qualidade dos cafés a cada ano. O objetivo de melhorar os padrões dos cafés tem sido mantidos e temos visto crescer as pontuações em quesitos essenciais nas mesas de prova, o que mostra a sua importância”, explicou um dos avaliadores do concurso, José Carlos de Azevedo.
O campeão da categoria Conilon Cereja descascado de 2019, Rodrigo Márcio Rigo, de São Gabriel da Palha, participa mais uma vez do concurso neste ano. “A expectativa é grande. Foi uma safra atípica em razão da pandemia e também uma quebra na produção, mas houve também um ponto positivo com o aumento no preço do café. Seguimos acreditando no nosso setor”, disse o produtor.
Quem também irá participar novamente do Concurso neste ano é o campeão na categoria Café Natural de 2019, Adair Batista Borges, de Alto Rio Novo. “Neste ano preparei tudo com mais antecedência. Investi meu tempo e dedicação na lavoura, pois tenho prazer em fazer bem feito. Espero ser classificado e estou otimista”, finalizou o sócio.
PREMIAÇÃO – Os prêmios equivalem a café tipo 7 na seguinte ordem:
Premiação para classificados em café Natural:1º lugar – 10 sacas; 2º lugar – 08 sacas; 3º lugar – 06 sacas; 4º lugar – 05 sacas; 5º lugar -04 sacas;
Premiação para classificados em café Cereja Descascado: 1º lugar – 10 sacas; 2º lugar – 08 sacas; 3º lugar – 06 sacas; 4º lugar – 05 sacas; 5º lugar -04 sacas.
O concurso é um projeto da cooperativa criado no ano de 2003 com o objetivo de incentivar a produção de café conilon de qualidade.
O Concurso Conilon de Excelência foi o primeiro realizado em café conilon para análise sensorial da variedade