Primavera vai começar com grande frente fria no Brasil
A primavera está chegando! A nova estação começa oficialmente no dia 22 de setembro, às 10h31, pelo horário de Brasília.
Em meio ao calorão, a secura do ar e ao fogo as queimadas que se espalham pelo país, a previsão da chegada de uma grande frente fria é uma boa notícia para o início da estação.
Antes desta frente fria entrar no Brasil, dois outros sistemas frontais vão influenciar algumas áreas do Sul e Sudeste, mas sem força para vencer a forte massa de ar seco e quente que predomina sobre o país há quase um mês. Assim, a chuva destas duas frentes frias vão continuar restritas a algumas áreas do Sul, especialmente ao Rio Grande do Sul e a Santa Catarina, e a poucas regiões próximas ao litoral de São Paulo e no estado do Rio de Janeiro.
A grande frente fria esperada para a entrada da primavera vai começar a influenciar o país no finalzinho do inverno. A atuação desta frente fria sobre o Brasil deve ser observada entre os dias 19 e 23 de setembro.
No dia 12 de setembro, as projeções de alguns modelos de previsão numérica do tempo indicavam que a chuva desta frente fria pode se espalhar pelo interior da Região Sudeste e do Centro-Oeste e chegaria até ao norte de Goiás e de Minas Gerais.
Não se deve esperar por chuva ampla e generalizada e nem que se prolongue por vários dias. Mas se as previsões se confirmarem nos próximos dias, a primavera de 2020 deve começar com cheiro de chuva, com aumento de umidade em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste que estão tendo dias extremamente quentes e secos.
Projeção da chuva
As análises iniciais projetadas nas simulações atmosféricas feitas em supercomputadores apontam que a esta grande frente fria passe pela Região Sul do Brasil entre os dias 19 e 20 de setembro. Entre os dias 20 e 21 de setembro, esta frente fria avançará pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, mas só deve chegar ao Espírito Santo no dia 23 de setembro.
Confira a projeção das áreas de chuva (manchas coloridas) do modelo WFR avaliado pela Climatempo.
Previsão de chuva acumulada em 24h do modelo WFR (18Z= 15h em Brasília)
Previsão de chuva acumulada em 24h do modelo WFR (18Z= 15h em Brasília)
Previsão do acumulado de chuva para 24 horas do modelo WFR (18Z= 15h em Brasília)
Os mapas abaixo mostram as projeções da chuva (manchas coloridas) do modelo previsão numérica GFS.
Projeção do acumulado de chuva do modelo GFS para o período de 17 a 21 de setembro de 2020
Projeção do acumulado de chuva do modelo GFS para o período de 12 a 21 de setembro de 2020
Atenção: As indicações do volume de chuva e do posicionamento da chuva (manchas coloridas) vão se alterando nos próximos dias. Assim, o que está indicado nestes mapas não significa que de fato vai ocorrer. É apenas uma projeção.
Projeção da temperatura
Além da chuva, há expectativa também de que o ar frio associado com esta grande frente fria consiga penetrar pelo interior do Brasil diminuindo o calor extremo, que tem passado dos 40°C em vários locais do Centro-Oeste.
As análises iniciais sobre massa de ar frio desta frente fria indicam que somente algumas áreas no Sul poderão ter uma queda de temperatura acentuada. Mas a entrada do vento frio pelo interior do Sudeste e sobre o Centro-Oeste pelo menos vai aliviar o calorão por alguns dias.