China diz que vacina pode estar pronta para o público em novembro
Uma vacina contra o coronavírus desenvolvida na China pode estar pronta para o público já em novembro, disse um funcionário chinês à televisão estatal, enquanto a corrida global para terminar a rodada final de testes esquenta.
Os fabricantes chineses estão otimistas quanto ao desenvolvimento, com as empresas Sinovac Biotech e Sinopharm até mesmo exibindo suas vacinas candidatas em uma feira comercial em Pequim este mês.
Representantes das empresas disseram à Agence France-Presse (AFP) que esperam que suas vacinas sejam aprovadas após os testes de fase 3 já no final do ano.
Fonte: Agencia France-Presse
E no final da segunda-feira, 14 de setembro, o principal especialista em biossegurança do Centro Chinês de Controle de Doenças disse à emissora estatal CCTV que uma vacina estaria disponível para o público em geral "por volta de novembro ou dezembro".
Wu Guizhen não especificou a qual vacina ela se referia, mas disse "com base nos resultados clínicos da fase 3, o progresso atual é muito bom".
Wu acrescentou que tomou a vacina em abril e tem se sentido bem nos últimos meses, embora não tenha especificado qual candidato havia tomado.
Existem atualmente 9 vacinas candidatas em testes em humanos em estágio final, embora algumas tenham encontrado obstáculos recentes - a gigante farmacêutica AstraZeneca e a Universidade de Oxford interromperam momentaneamente os testes clínicos na semana passada depois que um voluntário desenvolveu uma doença inexplicada.