Café da região de Soconuso, no México, será promovido em evento
Com o propósito de promover a cultura do consumo do café e dar um toque especial à Feira de Chiapas, no México, um grupo de produtores tomará, neste ano, parte dessa tradicional festividade, oferecendo, de maneira gratuita, a degustação de cafés ao longo do evento.
Os responsáveis por essa degustação serão os membros do Consórcio de Negócios de Soconuso, uma empresa de Tapachulteca, dirigida por Rodulfo del Pino Barrientes, que se dedica a promover e comercializar cafés plantados em grandes altitudes.
Durante a Feira, o Consórcio promoverá o Café Teté, que é a marca que identifica a entidade. O aroma especial do café é uma característica obtida pela sua elaboração artesanal e pelos seus grãos especiais.
Os expositores ressaltaram que esperam levar à Feira o conceito de manejo cafeeiro empreendido em Soconuso e estimular o consumo desse produto. Eles lembraram que o México é um dos maiores produtores do grão, mas seu consumo per cápita é mínimo se comparado com países como o Brasil e os Estados Unidos.
Outro objetivo dessa campanha de promoção é tentar derrubar alguns mitos nocivos sobre o café e destacar as várias características positivas do produto. Pesquisas recentes mostram que o café estimula o sistema nervoso, facilitando a coordenação e diminuindo o cansaço, além de aumentar a sensação de alerta e a concentração.