28º Concurso Qualidade Minasul de Cafés divulga os 30 finalistas
Somada à bienalidade positiva, os grãos de café da safra 2020/2021 apresentaram uma qualidade muito superior ao último ano. Uma prova dessa qualidade vem das mãos – e olfatos e paladares – dos Q-Graders da Minasul que, este ano, tiveram um trabalho diferenciado para escolher as 30 amostras finalistas do 28º Concurso Qualidade Minasul de Cafés. Com recorde de amostras – 350 no total – a competição também apresentou uma novidade que agradou em cheio os cooperados: a criação de uma seletiva, na categoria Natural, em quatro diferentes grupos, definidos pelas regiões produtoras (Chapada de Minas, Sul de Minas, Vertentes e Mantiqueira de Minas).
Guilherme Salgado, Diretor Comercial da Minasul, conta que “a iniciativa foi para dar mais oportunidade e despertar interesse dos produtores das regiões que normalmente possuem pontuações menores. Pois, a partir do momento em que a Minasul decide por quatro diferentes grupos, os produtores terão satisfação em participar e a oportunidade de obter boas pontuações entre os cafés de sua região.”
“Esse novo formato chamou mais a atenção do produtor. Tanto que o número de amostras inscritas bateu recorde dos recordes. E vamos continuar trabalhando para melhorar cada vez mais esse modelo”, conta Francisco Lentini, Q-Grader e coordenador do Departamento de Cafés Especiais e Diferenciados da Minasul.
Lentini também comenta que diferentes perfis sensoriais foram descobertos durante o cupping de seleção. “É nítido, ao fazer as provas dos cafés, a mudança de paladar e de perfil sensorial de cada região produtora. Todas as regiões apresentaram notas interessantes, acima dos 85 pontos, mas cada uma com suas características: todas positivas, mas diferentes. Isso valorizou muito cada região e, com certeza, vai motivar os produtores a melhorar a qualidade dos seus cafés. Com esse novo modelo de concurso, separado por regiões, a Minasul deu um passo muito importante para a motivação e a valorização dos cafés dos nossos cooperados”.
A participação feminina, mais uma vez, surpreendeu. Na categoria Cereja Descascado, dos 10 finalistas, três são mulheres. Já na categoria Natural, oito mulheres estão entre os 20 finalistas. Quatro delas dominaram o Grupo 1 (Sul de Minas: Varginha – Carmo da Cachoeira – Três Corações – Nepomuceno).
As 30 amostras finalistas (confira abaixo), sendo 20 na categoria natural e 10 na categoria cereja descascado, e terão os preços mínimos de acordo com a pontuação. O resultado final do concurso será conhecido no dia 22 de outubro.