Apresentada lista de locais para apreciar cafés finalistas de prêmio
Criado em 2012, o Prêmio Coffee of The Year tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando a produção, desenvolvimento e divulgação de novas origens cafeeiras. Este ano, o concurso recebeu 406 amostras enviadas por produtores de todo o Brasil nas categorias arábica, canéfora, fermentação induzida arábica e fermentação induzida canéfora. Os cafés serão analisados, às cegas, por provadores profissionais situados em dez núcleos pelo País, com a coordenação do Professor Leandro Paiva, do IFSULDEMINAS, campus Machado. Após a avaliação, serão classificadas as 21 melhores amostras, sendo 10 de arábica, 5 de canéfora, 3 de fermentação induzida arábica e 3 de fermentação induzida canéfora.
Além da avaliação profissional, o COY também conta com a participação do público, que normalmente degusta os cafés nas famosas garrafas que ficam disponibilizadas durante os três dias de Semana Internacional do Café (SIC) e vota em seu favorito. Este ano, porém, por conta do cenário mundial e da adaptação da SIC ao ambiente virtual, a saída para continuar contando com a participação dos consumidores foi espalhar os melhores cafés em oito diferentes HUBs pelo Brasil.
As amostras estarão codificadas e o público poderá votar através de um QR Code, seguindo todas as normas de segurança dos estabelecimentos. O peso das notas do público entrará na somatória das impressões dos especialistas.
O resultado final dos vencedores só será anunciado no dia 20 de novembro, último dia da SIC 100% Digital, às 19h, durante cerimônia on-line. Saiba onde encontrar os HUBs do Coffee of The Year 2020:
No ano passado os grandes vencedores do prêmio foram Wilians Valério, do Sítio Recanto dos Tucanos, em Alto Caparaó (MG), região do Caparaó, na categoria arábica, e o bicampeão Luiz Cláudio de Souza, do Sítio Grãos de Ouro, de Muqui (ES), região Sul do Espírito Santo, na categoria canéfora.