Alemanha pode ter vacinas contra a covid 19 antes do Natal, diz Merkel
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou nesta quinta-feira que o país pode ter vacinas contra a covid-19 disponíveis antes do Natal.
Merkel afirmou que uma eventual vacina representa “uma luz no fim do túnel” da pandemia, apesar de não esperar que grande parte da população europeia já seja vacinada durante o inverno na região, que termina em março.
“Pode ser que as vacinas cheguem antes do Natal”, disse ela durante uma audiência no parlamento alemão. “Nós decidimos que elas estarão primeiro à disposição das equipes médicas e sanitárias”, explicou.
Ontem, após um acordo com os governadores das 16 regiões do país, Merkel prorrogou o “lockdown” decretado no início deste mês até o dia 20 de dezembro.
Estações de esqui
Merkel também pediu à União Europeia (UE) que feche todas as estações de esqui durante o Natal e o Ano Novo, em um esforço para conter a propagação da covid-19.
O pedido deve irritar outros países, como a vizinha Áustria. Em uma declaração no parlamento alemão, Merkel também fez um alerta contra todas as viagens turísticas.
“A temporada de esqui está se aproximando e vamos pressionar por uma votação na Europa para fechá-la”, disse elas aos parlamentares, segundo reportagem do jornal “Financial Times”. “Não parece que será fácil de fazer, mas vamos tentar de qualquer maneira”, acrescentou Merkel, se referindo à oposição da Áustria.