Honduras ganha o 5° Prêmio Ernesto Illy Internacional
A illycaffè anunciou o vencedor do Prêmio Ernesto Illy Internacional 2020, que todos os anos a empresa concede ao seu melhor produtor de café sustentável. O grande ganhador foi a Cooperativa Cocabel em Honduras, que ganhou nas duas categorias: “Best of the Best” e “Coffee Lover’s Choice”, depois de uma série de degustações às cegas por dois júris independentes, um reunindo especialistas e outro consumidores.
O Brasil concorreu com os três vencedores do 29º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso: Fazenda Sequoia Minas, Haroldo Barcelos Veloso e Raimundo Dimas Santana Filho. Durante a cerimônia, foi revelado que o campeão do 29º Prêmio foi a Fazenda Sequoia Minas, da Chapada de Minas, em Minas Gerais.
A Cocabel é uma cooperativa com cerca de 100 associados, localizada na cidade de Belen, no departamento de Lempira, sudoeste de Honduras. Os filiados entregam cerejas de café à cooperativa, que então os despolpa, lava e os seca no sol do pátio (terreiro). A Cocabel trabalha próxima à BICAFE, uma companhia que administra um armazém e um moinho de secagem de café perto de Santa Rosa de Copan e seleciona lotes de café de alta-qualidade.
Todos os anos, o laboratório de qualidade da illycaffè seleciona os melhores lotes de café quanto a parâmetros de qualidade e sustentabilidade. Os países que mais se destacaram durante a safra 2019/2020 foram Brasil, Colômbia, Costa Rica, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda. Os três melhores produtores de cada país se credenciaram a participar do Prêmio Ernesto Illy Internacional 2020, onde cada vencedor nacional se torna um dos 9 finalistas na competição internacional.
Um painel independente de especialistas internacionais, chefs e críticos gastronômicos conduziram uma degustação às cegas dos 9 finalistas, provando várias preparações – espresso, moka, drip e filtrado – e escolheram um vencedor a partir da riqueza e complexidade do buquê, a elegância e o balanço dos sabores e a intensidade do aroma.
“Desta vez o painel de especialistas e consumidores concordou em termos de preferência entre os cafés provados. Esse é um reconhecimento bem merecido ao extraordinário trabalho conduzido dia a dia com grande dedicação por homens e mulheres da cooperativa Cocabel. Ela conseguiu reunir pequenos produtores de café unidos pela consciência de que a qualidade sustentável começa com a planta. Com o Prêmio Ernesto Illy Internacional nós pretendemos enfatizar a importância do cuidado que os produtores colocam em suas plantações, sejam grandes ou pequenas, porque esse é o ponto de partida para um ciclo virtuoso que termina com uma xícara de café sendo saboreada pelo seu consumidor final”, diz o presidente da illycaffè, Andrea Illy.