Franca programa feira para expor e valorizar café regional
O calendário de eventos de Franca vai ganhar nova atração. Em outubro, a cidade vai sediar a “Famcafé”, 1ª Feira da Alta Mogiana de Cafeicultura de Qualidade. A ideia é divulgar o café produzido na região, expor máquinas e implementos e fazer uma grande festa com shows musicais para encerrar as atividades.
Detalhes da festa e o logotipo foram apresentados pela secretária municipal de Desenvolvimento, Flávia Lancha, durante a solenidade de abertura oficial da Expoagro, sexta-feira à noite, no parque “Fernando Costa”. A feira terá uma semana de atrações relacionadas ao setor cafeeiro e promete movimentar a economia da cidade e região.
No período de 16 a 20 de outubro, será realizada a parte técnica, com exposições, palestras e competições. Nos dias 21 e 22, sábado e domingo, acontecerá a Festa do Café, com shows e atrações para entreter o público. “A intenção é mostrar o que acontece da porteira para fora das fazendas. Pretendemos trazer especialistas para apresentar as novas tecnologias e mostrar o que há de mais atual no mercado em termos de maquinário. Também faremos concurso de cafés de qualidade e outras atividades que ainda estamos planejando”, disse Flávia Lancha, que também é produtora de café.
A inspiração para a Famcafé será a Agrishow que, tradicionalmente, acontece em Ribeirão Preto no mês de abril. “Durante a semana, não vamos ter shows, apenas eventos voltados ao setor cafeeiro para fomentar negócios. Já conversamos com o secretário de Agricultura para buscar apoio. Estamos definindo o formato para fazer um grande evento”.
A região da Alta Mogiana é uma das mais tradicionais produtoras de café do Brasil e conhecida mundialmente por oferecer produto de qualidade. De acordo com a Cocapec (Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas), a região compreende mais de 450 mil hectares entre região nordeste do Estado de São Paulo e alguns municípios de Minas Gerais, dos quais 60 mil são dedicados à cafeicultura. São aproximadamente 200 milhões de pés de café plantados que possuem uma produtividade média que supera 1 milhão de sacas de 60kg. “A feira vai dar ainda mais visibilidade ao café produzido em Franca e em toda a região da Alta Mogiana. O objetivo é fomentar o turismo de negócio e a economia em geral”, concluiu Flávia Lancha.