Expocaccer prepara programação especial para o 25º Seminário do Café Responsável pelos workshops do 25º Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro, a Expocaccer preparou uma programação diversificada com o intuito de atrair um público ampliado e com isso, intensificar a visitação de pessoas, tanto diretamente ligadas ao universo do café, quanto aquelas que são somente apreciadoras da bebida, conectando os elos da cadeia.
“Nossa tentativa, nesta edição do Seminário do Café, é mostrar que o evento é para todos, desde cafeicultores, agrônomos, estudantes de áreas afins da cafeicultura até os consumidores, pois, hoje em dia, tomar um café vai além de consumir a bebida. As pessoas têm demonstrado interesse em saber a origem do produto, conhecer os envolvidos no cultivo, no preparo; bem como conhecer mais sobre as possibilidades que a bebida oferece em termos de harmonização e combinações. Se o café une as pessoas para compartilhar experiências, é muito propício que este compartilhamento aconteça em um evento cujo tema é o café. Esta é a nossa proposta”, conta Poliana Gonçalves, gestora da Cafeteria Dulcerrado.
Despertando os sentidos e provocando a experiência No dia 03 de outubro acontece o Workshop Experiência: Como encantar pessoas no negócio da família. A proposta deste tema é mostrar que, mesmo que os membros da família ou do grupo familiar produtor de café não esteja diretamente ligado aos processos de cultivo, colheita e comercialização, é possível participar do negócio utilizando o café como uma ferramenta de comunicação e interação, a partir do conhecimento do produto e das possibilidades que este oferece. Este workshop terá a participação das esposas de cooperados da Expocaccer apresentando suas experiências, são elas: Aparecida Ruiz, Júlia Bartholo e Sheyla Heitor.
No dia 04, o Workshop Sensorial: conectado à qualidade, traz a proposta técnica realizada em outras edições, porém, com novidades, uma vez que terá a presença dos vencedores do Concurso de Cafés Campeões da Expocaccer, Família A. Guimarães e Francisco Pinheiro Campos, participando do cupping com os participantes e relatando os detalhes dos processos que os levaram a vencer o concurso.
Para encerrar, no dia 05, o Workshop de harmonização: Café & Queijos, trabalhará a dupla mais conhecida de Minas Gerais. Por meio de uma parceria entre a Dulcerrado e a Emater, os participantes conhecerão como combinar os tipos de queijos com as nuances dos cafés, potencializando o sabor de ambos. Este workshop conta com a participação de Sandra Pereira Nascimento, extensionista de Bem Estar Social da Emater e responsável pela Rede ATER Queijo Minas Artesanal na Região do Cerrado.
Os workshops acontecem às 14h na sala Experiência e as inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo e-mail: contato@expocaccer.com.br ou no estande da Expocaccer durante o evento.