Cafeteria em Singapura recebe ELLA, robô barista autônomo com tecnologia Intel
A cafeteria Crown Coffee, em Singapura, agora tem uma funcionária bastante...mecânica. Ella, nome dado em homenagem à esposa do CEO e fundador do estabelecimento, é um robô autônomo que realiza serviços de barista.
Sua estrutura conta com seis eixos que a máquina roda em uma com uma base de componentes Intel, que inclui: - Uma unidade de processamento visual Intel Movidius; - O conjunto de ferramentas de distribuição OpenVINO; - Processadores Intel Xeon e Intel Core.
Esse conjunto permite que Ella realize todas as suas tarefas: receber pedidos à distância por um aplicativo online, preparar o café, avisar quando está pronto, servir, fechar a conta e cobrar no cartão de crédito.
A ideia de Ella surgiu do fundador do local há dois anos e, com a ajuda de um grupo de funcionários da Intel Singapura que almoçava na cafeteria, o projeto saiu do papel. Por ser compacto, o robô ajudou Keith Tan, fundador da Crown Coffee, a reduzir os custos de ocupação do negócio. Além disso, ele coloca bastante confiança na qualidade e sabor dos cafés preparados e, nesse período de pandemia, a câmara selada a vácuo em que "a barista" está pode deixar os clientes mais tranquilos quanto à segurança e higiene.
Com as funções realizadas por Ella, Tan realocou sua equipe para outras tarefas, como recepção de clientes e limpeza. Tan e sua equipe planejam levar a solução para outras 40 lojas espalhadas por Singapura, depois para o Japão e além.
"Estamos fazendo algo revolucionário, mas no futuro será absolutamente comum cidades inteligentes onde robôs comandados por IA estarão profundamente conectados às nossas vidas. Além disso, estamos falando de um novo tipo de varejo, que alivia a escassez de mão de obra na área e, ao mesmo tempo, oferece oportunidades de requalificação profissional aos profissionais das áreas de tecnologia e engenharia" - Keith Tan, fundador da Crown Coffee.