Celebrando processo de paz, Colômbia vai ter lote especial de café
A Federacafe (Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia) colocará em circulação um novo café especial com a motivação do acordo de paz alcançado entre o governo colombiano e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), promovida há poucos meses e que, pouco a pouco, vai ganhando contornos mais claros.
O diretor de assuntos setoriais da Federação, Carlos Armando Uribe, indicou que o produto se denominará de "Café da Reconciliação", que será lançado entre os meses de novembro e dezembro, na cidade de Florencia, na capital do departamento (Estado) de Caquetá.
Ele indicou que a isso se soma também a elaboração de uma edição especial denominada "Aurora da Paz", com um produto especial do sul da Colômbia.
O dirigente setorial revelou que 20% dos cafezais no país está registrado na Unidade de Vítimas e daí a importância de implementar projetos produtivos para essas lavouras.
Uribe afirmou que a Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia está comprometida a fortalecer e trabalhar coordenadamente com o governo federal nas zonas de pós-conflito em matérias de adoção de projetos produtivos.
O governo colombiano e as Farc firmaram em novembro um acordo de paz depois de quatro anos de negociações em Cuba para colocar fim ao conflito armado que deixou 220 mil mortos, milhões de desabrigados e que freou o crescimento da quarta maior economia da América Latina.
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia anunciaram recentemente o lançamento de uma legenda política. Os rebeldes procuraram traçar os alinhamentos para formar seu partido político e definir os candidatos que disputarão futuras eleições.