Londres tem sessão positiva e diminui pressão negativa da semana para café
Os contratos futuros de café robusta negociados na Euronext/Liffe encerraram esta sexta-feira experimentando ganhos, permitindo que, ao menos, a posição novembro conseguisse se posicionar acima dos 1.950 dólares por tonelada., Londres novamente divergiu dos arábicas em Nova Iorque, que voltaram a recuar. O volume comercializado ao longo do dia foi regular.
De acordo com analistas internacionais, o dia foi caracterizado por aquisições de caráter especulativo. Ao longo da sessão, alguns ganhos mais expressivos chegaram a ser identificados, mas os avanços, ao final dos trabalhos, foram apenas regulares. A abertura dos trabalhos do dia na casa de comercialização britânica se deu com retração. Os vendedores, entretanto, se mostraram contidos e a mínima não foi além dos 1.943 dólares. Pouco a pouco, os compradores se mostraram consistentes e os avanços apareceram. A máxima atingiu a marca de 1.986 dólares, mas, a partir desse patamar, algumas desacelerações foram identificadas.
"O mercado de robusta teve, ao final, uma semana pressionada, com o novembro registrando uma perda de 2,89%. Fomos atingidos, em boa parte, pelo comportamento dos arábicas em Nova Iorque. Ao rompermos o intervalo de 2.000 dólares verificamos uma fraqueza para o terminal buscar uma recuperação mais efetiva, mesmo sem uma contrapartida no campo fundamental", disse um trader.
O novembro teve uma movimentação ao longo do dia de7,37 mil contratos, contra 5,21 mil do janeiro. O spread entre as posições novembro e janeiro ficou em 24 dólares.
No encerramento do dia, o novembro teve avanço de 19 dólares, com 1.968 dólares por tonelada, com o janeiro tendo valorização de 16 dólares, com 1.944 dólares por tonelada.