Aviso nas lojas de conveniência em Portugal" Não podemos vender café"
Agentes da policia de Braga têm vindo a verificar se a proibição de bebidas ao postigo, incluindo café, está a ser cumprida nas lojas de conveniência dos postos de combustível da cidade.
A fiscalização ocorre desde que o Governo anunciou novas medidas para conter a propagação do novo coronavírus, em vigor desde quarta-feira, entre as quais a proibição de venda de bebidas ao postigo. Até agora, era possível pedir um café em copo de plástico e consumir o mesmo no exterior do estabelecimento, mas de forma a evitar aglomerados, os postos de combustíveis não estão a vender cafés.
O MINHO fez uma ronda descaracterizada em três dos principais postos de combustível de Braga (S. Vicente, Maximinos e São Víctor) e, em todas as lojas de conveniência, a resposta foi a mesma: “Não podemos vender café”.
De acordo com alguns funcionários, a policia já esteve nos locais a verificar se as máquinas de café se encontravam desligadas, incluindo as de vending. Ao que apuramos, também a ASAE vai intensificar a fiscalização nestes locais, podendo mesmo encerrar os mesmos caso as regras de venda não estejam a ser cumpridas.
Para além das bebidas, é também proibida a venda de produtos não alimentares ou que não sejam de higiene, excetuando tabaco e revistas, em todos os estabelecimentos do país.
Portugal tem vindo a sentir um aumento de casos de infeção por covid-19 considerado “alarmante” pelo Governo e pelas autoridades de saúde, registando hoje mais 221 mortos e 13.544 novos casos.
De acordo com especialistas do Instituto Nacional de Saúde, a nova variante inglesa do vírus já está presente em 13% dos novos casos que têm surgido desde dezembro, estimando-se que atinja cerca de 60% dos infetados durante as próximas semanas.