Beber de 3 a 4 xícaras de café por dia pode levar a uma vida mais longa
Seu hábito diário de café - ou melhor, expresso - pode levar a uma vida mais longa e a um menor risco de doenças cardiovasculares, de acordo com um estudo publicado no The Journal of Nutrition.
O "consumo moderado" ou entre três e quatro xícaras de café italiano foi associado a uma mortalidade mais baixa no estudo, que acompanhou mais de 20.000 participantes por um período de oito anos.
Antes do estudo, nenhum dos participantes sofria de doenças cardiovasculares ou câncer. A ingestão de café foi medida usando uma xícara de 30 ml, o tamanho de uma xícara de café expresso italiano padrão.
Os pesquisadores revelaram que, em comparação com aqueles que não consomem café, beber três a quatro espressos "foi associado a riscos menores de mortalidade por todas as causas" e, especificamente, de doenças cardiovasculares.
Isso se deve a um composto específico chamado NTproBNP, de acordo com os cientistas.
Os benefícios para a saúde podem estar ligados à cafeína: um estudo publicado por um grupo de pesquisadores na PLOS Biology descobriu que cerca de quatro doses de café expresso podem ser o ponto ideal para colher os benefícios do café para a saúde.
Outro estudo do JAMA Internal Medicine, no entanto, descobriu que mesmo beber café descafeinado pode ser benéfico para a saúde geral.
Pesquisas anteriores do New England Journal of Medicine também encontraram uma ligação entre o consumo de café e um menor risco de doenças crônicas; entretanto, vários outros estudos descobriram que os benefícios podem incluir uma redução do risco de câncer, cirrose e depressão.
Há pesquisas contrastantes sobre a quantidade de café demais. Um estudo de 2019 da University of South Australia sugeriu que beber seis ou mais xícaras por dia pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 22%.
Enquanto isso, o estudo do JAMA Internal Medicine sugeriu que mesmo aqueles que bebiam oito ou mais xícaras por dia tinham menos probabilidade de morrer do que os que não bebiam café.