Estudo aponta que quem usa óculos corre menos risco de pegar covid 19
Estudiosos na Índia descobriram que pessoas que usam óculos contam com uma proteção extra na prevenção ao coronavírus. A chance dessa pessoa contrair a covid-19 é até três vezes menor do que quem não usa óculos.
Os médicos acompanharam 304 pessoas, a maioria homens (223), com idades entre 10 anos e 80 anos, em um hospital ao norte da Índia durante por duas semanas. Todas elas estavam infectadas pela covid-19 e quase 20% desses pacientes usavam óculos continuamente durante o dia e sempre em atividades ao ar livre.
Os pesquisadores observaram que, em média, as pessoas tocavam o rosto pelo menos 23 vezes ao longo do dia e os olhos outras três vezes a cada hora. Quem usava óculos com frequência tinha menos contato com os olhos, correndo menos riscos de contrair o coronavírus. No estudo é apontado “risco de covid-19” em 0,48% da população que usa óculos, em comparação com 1,35% dos que não usam. A razão de risco calculada, de acordo com o estudo, foi de 0,36%.
O artigo pode ser lido na íntegra no site medRxiv. Ele ainda não foi revisado pela comunidade científica, o que indica que ele pode ser contestado por um outro grupo de cientistas que não concordar com os resultados.