IAC lança Boletim Agrometeorológico para regiões cafeeiras paulistas
Será que chove? Para perguntas que parecem simples e vivem na boca da galera, quando é preciso ter resposta segura, é necessário contar com embasamento na ciência. E informação confiável é o que o agricultor precisa para adotar o manejo ideal e no momento adequado. Porque com um passo errado, os investimentos podem ir por água abaixo.
Para levar aos cafeicultores informações sobre o monitoramento das condições climáticas de diferentes regiões do estado de São Paulo, o Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, lançou o Boletim Agrometeorológico: condições observadas e previstas para o cafeeiro do estado de São Paulo. A publicação online, com periodicidade mensal, foi lançada em fevereiro de 2021 e está disponível no site do IAC (iac.sp.gov.br).
As novas edições poderão ser acessadas a partir do dia 5 de cada mês. Já estão disponíveis as de janeiro/fevereiro e fevereiro/março.
"Esse monitoramento já vem sendo realizado desde 2012 por um projeto coordenado por mim, em parceria com a Embrapa-Café, e agora decidimos compartilhar essas informações com os produtores de forma direta e constante", diz a pesquisadora do IAC e responsável pela publicação, Angelica Prela Pantano. O Boletim faz parte do projeto Clima IAC e objetiva divulgar informações relevantes para a agricultura, reforçando o cumprimento da missão do Instituto de gerar e transferir ciência e tecnologia.
De acordo com a segunda edição do Boletim, o mês de março tem início com o tempo mais firme sobre as regiões cafeeiras paulistas, com possibilidades de pancadas irregulares e de baixa intensidade, em algumas regiões. "No entanto, já no primeiro final de semana do mês, a tendência é que as chuvas retornem às regiões produtoras de maneira mais generalizada e com volumes satisfatórios", afirma a cientista.
De maneira geral, março deverá ser marcado por chuvas mais frequentes sobre as regiões cafeeiras, desde Votuporanga até Franca e Mococa. "As chuvas poderão ocorrer quase que diariamente, porém de maneira irregular, já que deverão ocorrer mais na forma de pancadas do que invernadas", complementa. A boa notícia é que as condições estão favoráveis para o enchimento de grãos e o início da maturação.
De acordo com as previsões do tempo, os volumes de precipitação para março serão próximos às normais climatológicas. Isso indica possível melhora nas condições hídricas do solo, suprindo as necessidades e elevando os níveis de umidade do solo em todas as regiões.