Bahia: Prefeito de Itamaraju suspende a colheita de café e Assocafé protesta
O decreto 148 de 06 de abril, editado pelo Prefeito de Itamaraju, Dr. Marcelo Angênica, suspendeu a colheita de café, mantém toque de recolher, proíbe atividades físicas, reduz o horário de funcionamento dos bancos e correspondentes bancários, além de proibir o funcionamento da grande maioria dos estabelecimentos comerciais.
A medida entrou em vigor nesta quarta-feira (06) e se estende até o dia 18 de abril. Durante 12 dias, ninguém na rua a partir das 18 horas, senão em caso de necessidade e situação justificada. A guarda municipal está autorizada à realizar abordagens, inclusive, com conduções coercitivas para a delegacia, sob apoio de força policial.
Assocafé protesta
A Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé) se alinhou ao deputado estadual Eduardo Salles (PP) e aos seus associados no protesto contra o que chamou de “abuso de autoridade” de prefeitos.
“Fugindo da obrigação de cuidar dos seus munícipes, protegendo-os contra a Covid, extrapolam suas autoridades para legislar contra os produtores rurais, prejudicando-os em seus meios de sobrevivência”, diz o comunicado.
Na nota divulgada para a imprensa, a Assocafé citou o prefeito de Itamaraju, Dr. Marcelo (PSDB), que proibiu a colheita de café no município. “Solicitamos ao senhor prefeito a reanálise de sua decisão, por descabida”.
“O incrível é que na colheita de 2020, já sob efeito da pandemia, tudo transcorreu normalmente. Os produtores cumpriram os protocolos das autoridades de saúde e não houve acidente nem incidente”, conclui o comunicado.
Coluna do O Carrasco do Jornal da Tarde
O DESCABIDO
O prefeito de Itamaraju, Dr. Mário, virou alvo da Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé) e do deputado Eduardo Salles. Em respeito aos associados e sem papas na língua, o presidente da Assocafé partiu pra cima do prefeito e protestou contra o abuso de autoridade dele.
Motivo: Dr. Mário proibiu a colheita do café por conta da pandemia e comprou uma briga feia contra produtores que precisam desta atividade para sobreviver. A Assocafé garante que todos os protocolos estão sendo seguidos e que em 2020 toda colheita correu bem. Por que isso agora prefeito? Chega ao Carrasco que em Itamaraju o gestor já está extrapolando a autoridade que lhe deram.