Café tem papel positivo em vários segmentos para a saúde humana
Café é sinônimo de energia, mas mais do que isso, a bebida pode trazer inúmeros benefícios para o corpo humano devido ao seu principal componente: a cafeína. Ao ser absorvida pelo organismo, a substância é levada até o cérebro pela corrente sanguínea, favorecendo a saúde e o bem-estar.
Daniela Zaminiani, barista da rede Sterna Café esclarece: “o café pode fazer muito bem ao corpo quando consumido com moderação, compondo uma dieta saudável se for ingerido diariamente”. Confira abaixo 5 benefícios que o queridinho dos brasileiros atribui ao corpo humano:
Auxilia na nossa memória - Para quem ainda não está habituado a consumir café todos os dias, os primeiros goles da bebida ajudam na fixação de algumas memórias no cérebro e reforçam as lembranças. Além disso, segundo estudos de pesquisadores da Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos, o café pode ajudar a prevenir o Alzheimer.
Intensifica o foco e a atenção - Quem se sente constantemente cansado tem a cafeína como parceira no dia a dia. Pesquisas mostram que o consumo de café com cafeína pode ajudar a combater a sonolência. Entretanto, muitas doses podem causar o efeito reverso e atrapalhar a atenção.
Aumenta a estimativa de vida - Os entusiastas do café possuem menos chances de morrer de doenças cardíacas, diabetes e câncer. Além disso, o café também ajuda na digestão, combate ao estresse, é bom para a pele, pode ajudar na prevenção de Parkinson e cálculos da vesícula.
Ajuda a diminuir o estresse - Sabia que o famoso cheirinho de café pode reduzir o estresse de uma noite mal dormida? Testes mostram que todos
os animais que sentiram o aroma do café apresentaram diferentes níveis de atividades como funções antiestresse,
autorregulação do corpo e da mente, e prazer.
Auxilia nos exercícios físicos - A ingestão diária de café, não apenas pela cafeína, mas pelos demais componentes existentes na bebida, beneficia quem pratica exercícios. A cafeína possui efeitos comprovados, dentre eles: aumenta o rendimento em exercícios, reduz a fadiga e aumenta a concentração e o estado de alerta.