Café e música: muitos pontos (e receitas) em comum
Os próximos meses estão recheados de boas notícias para quem ama música e mora no Brasil: muitos shows internacionais e festivais acontecerão em diversas capitais. São atrações para todos os estilos! Mas você deve estar se perguntando: o que o café tem a ver com isso? Tudo! Afinal, a nossa bebida predileta é um combustível e tanto para ter energia de sobra e curtir tamanha programação.
E para fazer um aquecimento – bem cafeinado, claro – separamos receitas, músicas e acessórios que combinam música e café.
Aguentar o ritmo de shows e festivais requer aquele reforço na alimentação. Se você é fã de café, pode aproveitar também diversas receitas que refrescam e te deixam animado para curtir o som até o final.
O smoothie de cappuccino com pimenta verde é muito rápido de preparar e perfeito para degustar antes do show. A receita deste smoothie dá uma bela temperada nos sabores do cappuccino gelado. turbinado pela clara de ovo e refrescado com a hortelã. Ótimo para quem vai malhar ou sambar. Mas também perfeito para ser degustado em frente à TV de pernas para o ar.
1 unidade do cappuccino gelado
1 clara de ovo
6 bolinhas de pimenta verde
Folhas de hortelã a gosto
Modo de preparo: Em um liquidificador, coloque a clara e bata até fazer espuma. Adicione as pimentas, a hortelã e o cappuccino. Bata até formar uma boa espuma. Consuma imediatamente.
E o café havaiano – feito na versão gelada – também é uma ótima opção para quem quer bastante energia. Confira os ingredientes:
150 ml do Café 3 Corações Extra Forte, coado com 2 colheres (sopa) do pó
75 ml de leite (integral ou sem lactose)
75 ml de leite de coco
Açúcar demerara a gosto
Coco tostado para colocar nas xícaras
Manteiga para passar nas xícaras para grudar o coco
Modo de preparo: Comece preparando as xícaras: espalhe manteiga nas bordas e mergulhe no coco tostado. Reserve. Numa panela, coloque o leite de coco junto com o leite e ferva. Adicione o café adoçado ainda quente. Coloque nas xícaras e sirva imediatamente.
O café é uma das bebidas mais cativantes que existe. Imagine então quantos artistas já não procuraram no grão a inspiração para criar quadros, poemas, textos? Com a música não é diferente: Confira uma seleção de músicas com essa temática deliciosa e já as adicione na sua playlist.
Mississippi John Hurt – Coffee Blues: “Ele é bom até a última gota, assim como diz em sua embalagem” é um dos versos que recheia este delicioso blues lançado na década de 1890. O verso Lovin’ Sponfull (colherada cheia de amor, em tradução livre) até inspirou a banda de mesmo nome, criada nos anos 1960, tamanha a influência da canção de Mississipi.
Squeeze – Black Coffee in Bed: A música foi lançada em 1982 pela banda Squeeze (que tinha Elvis Costello e Paul Young como integrantes principais) e narrava a história de um relacionamento que chegou ao fim, mas ainda deixa saudades por meio do café. O verso “Há uma mancha em meu caderno onde a sua xícara de café estava” é prova disso.
Blur – Coffee and TV: Nesta aqui, o café tem um significado mais profundo. A banda Blur, formada em 1989, utiliza o grão para falar sobre superação e a importância da bebida nas horas em que você precisa colocar a cabeça no lugar.
Everlast – Black Coffee: Para terminar nossa seleção, nada melhor do que uma canção que fala sobre o amor entre duas pessoas e que utiliza analogias com o café para mostrar com a relação fluía bem. Um som calmo, emocionante e, claro, cafeinado.