Café tem aspectos amplamente positivos para a saúde humana
Em todo o mundo, o café é uma das bebidas mais consumidas, notadamente no desjejum. Algumas pessoas o fazem porque estão acostumadas com seu sabor poderoso assim que acordam, outras por seu efeito energizante e outras por seu poder laxante em um estômago vazio. E é que o café é um nutriente que ajuda a regular o trânsito intestinal logo de manhã.
O café se tornou um alimento essencial no dia a dia de muitas pessoas, por isso cada vez mais marcas estão lançando sua própria linha de café moído ou em cápsulas. E ao ir ao supermercado é possível encontrar uma grande variedade de tipos de café, o que permite escolher o sabor e a intensidade que melhor se adequam às necessidades e gostos.
Nos últimos anos, pode-se dizer que são poucas as pessoas que não são amantes do café. Algo que é bastante positivo, já que seu consumo responsável e moderado pode ser muito benéfico para a saúde e pode ser um ótimo alimento para combater a constipação e problemas relacionados ao intestino.
O café acelera o metabolismo e aumenta a presença natural de bactérias - Em relação ao café, muitas são as crenças sobre a quantidade de benefícios que ele pode trazer ao organismo. Por exemplo, ajuda a melhorar a atividade cerebral e a memória, é um protetor da saúde cardiovascular do corpo, ajuda a prevenir o envelhecimento prematuro da pele ou reduz a probabilidade de doenças cardíacas.
Quanto aos sistemas digestivo e intestinal, o café é um complemento perfeito à dieta para acelerar os processos que ocorrem no estômago e intestinos. E é que o café atua como um ativador da função colônica, segundo estudo realizado pela Universidade de Utrech (Holanda).
Para que isso aconteça, e o sistema digestivo faça o consumidor ter de ir ao banheiro depois de consumir o café da manhã, existe um composto na bebida que torna isso possível. Nesse caso, não importa a temperatura do café ou mesmo o teor de cafeína. O café descafeinado também inclui esse ácido em sua composição, que melhora o trânsito intestinal da mesma forma.
Especificamente, o ácido clorogênico é responsável por isso acontecer no corpo depois de beber café pela manhã. Isso é encontrado tanto no café verde quanto no moído. O que faz é aumentar a produção de ácido gástrico, estimular o cólon e aumentar a acidez. Portanto, as pessoas com síndrome do intestino irritável são particularmente sensíveis a esse efeito laxante.
Café reduz a mortalidade por doenças cardíacas - O café ajuda a reduzir a probabilidade de doenças cardíacas . E é que o consumo diário de café nas quantidades recomendadas, pode reduzir em 20% os problemas relacionados a este tipo de patologias.
De acordo com a ciência, a quantidade certa para que esse efeito saudável do café seja eficaz é de três a cinco xícaras pequenas por dia. E é que esse montante pode reduzir as chances de sofrer, entre outras doenças, diabetes tipo 2 e 80% de infartos do miocárdio. No entanto, o consumo excessivo e descontrolado pode causar outros tipos de problemas de saúde, como hipertensão, aumento da frequência cardíaca ou irritabilidade.
Fonte: Portal Tododisca, com tradução de Agnocafé.