A Europa não é realmente conhecida pelo cultivo de café. No entanto, o café é cultivado no Vale de Agaete, na Gran Canária, desde o século XIX. Descubra mais na décima parte de nossa série "Lugares extremos".
Diz-se que foi um pastor da região da atual Etiópia que descobriu a planta do café. Ele havia observado que algumas de suas cabras pulavam loucamente depois de comerem do fruto vermelho da planta. Foi uma coincidência que lançou as bases para a criação de uma das bebidas mais populares do mundo hoje, e da indústria multibilionária que a cerca.
Uma quantidade particularmente grande de café é consumida nos países europeus, principalmente na Finlândia. Cada finlandês consome em média cerca de 12 quilos por ano - três a quatro xícaras por dia. Mas o café também é a bebida favorita número um na Alemanha, mesmo à frente da água e da cerveja.
O vale dos cafeicultores
As plantas são cultivadas em muitas partes do mundo, com países como Brasil, Colômbia, Indonésia e Etiópia, todos conhecidos por sua produção de café. No entanto, poucos sabem que também existem regiões na Europa onde o cafeeiro se desenvolve: no clima ameno dos Açores e das Canárias. Aqui, alguns habitantes têm pés de café em seus próprios jardins e colhem os grãos para consumo privado.
A maior região de crescimento da Europa - e a única realmente comercial - está localizada em Gran Canaria. A ilha espanhola na costa do Norte da África oferece as condições perfeitas: temperaturas amenas durante todo o ano e solos férteis de lava. Consequentemente, o café prospera em meio à exuberante vegetação do vale alongado do Vale de Agaete.
Como trabalhador da colheita em uma fazenda de café
O repórter da DW Hendrik Welling viajou para as Ilhas Canárias para a série "Europe to the Maxx" na revista de cultura e estilo de vida "Euromaxx". Em uma das pequenas plantações, ele conheceu a arte do cultivo e da colheita do café - e teve a oportunidade de experimentar em primeira mão quanto trabalho é gasto em cada xícara.
Os grãos de café são colhidos manualmente e apenas as frutas vermelhas maduras vão para a tela de secagem. Os cafeicultores de Gran Canaria também realizam o processamento adicional até a torrefação diretamente no local. O café da Agaete não é exportado.
Assim, os amantes de café em visita podem obter aqui algo que é uma verdadeira raridade na Europa: uma xícara de Joe cultivada na região. No vale do Agaete são produzidos anualmente entre 1.500 e 2.000 quilos de café, sob o lema “classe em vez de massa”.
Descubra como ele gostou do café das Ilhas Canárias em nosso vídeo.