Exclusivo: "Quero colocar a Califórnia no mapa da cafeicultura", diz Jason Mraz
Mercado por sua colheita de café, o artista vencedor do Grammy Jason Mraz sorri com uma xícara de seu próprio café Geisha cultivado em Oceanside. Foto de Summer Staeb
A paixão do músico vencedor do Grammy Jason Mraz por café floresceu durante seus primeiros dias tocando música em cafeterias de San Diego.
Portanto, não deve ser surpresa que o artista de Oceanside, de 43 anos, nos últimos anos tenha adicionado uma nova saída para seus talentos criativos - a agricultura do café - com a esperança de colocar a Califórnia no mapa da cafeicultura.
“Comecei minha carreira trabalhando em cafeterias tocando música nos cantos das casas de shows”, disse Mraz ao The Coast News em uma entrevista por telefone. “Quando eu tinha 18 ou 19 anos, passava a noite inteira em um restaurante com meu diário, escrevia poesia e bebia o café mais horrível de todos.”
Mraz se junta a uma série de outras celebridades com interesse na agricultura do café, incluindo Leonardo DiCaprio, Hugh Jackman e Ralph Lauren.
O cantor voltará aos palcos virtuais nos dias 20 e 21 de maio para um show que foi previamente gravado no Belly Up Tavern de Solana Beach. A apresentação contará com clássicos antigos e novas faixas de seu álbum de 2020, “Look for the Good”.
Seu mais novo lançamento, no entanto, é o muito procurado café Geisha, uma variedade de grãos de café arábica que ajudou a colocar no mapa as Fazendas Familiares Mraz de 17 acres em Oceanside
“Tradicionalmente, você só consegue (café) importando-o de outros países, então houve uma oportunidade na Califórnia de tentar abrir uma nova indústria de um produto muito antigo”, disse Mraz.
O café Geisha da Mraz Family Farms apresenta uma mistura totalmente diferente da sua xícara de café habitual, anunciando "qualidades de torta de pêssego, damasco seco e jasmim", de acordo com a Frinj Coffee, seu distribuidor com sede em Santa Bárbara.
Atrelado a um perfil de sabor tão sofisticado está um preço igualmente surpreendente. A US $ 80 por saca de 5 onças, a gueixa de café inteiro de Mraz está muito acima dos $ 10 usuais gastos em um saca de 24 onças da Starbucks.
No entanto, quando a estreia de Geisha nas Fazendas Familiares Mraz imediatamente esgotou, Mraz sabia que tinha algo especial crescendo bem aqui no Condado de North. Depois de um ano se preparando para o café Geisha, ele fez parceria com a Frinj Coffee para ajudar a lançar seu projeto de paixão.
Em 2017, o fazendeiro veterano Jay Ruskey lançou a Frinj Coffee, uma cooperativa agrícola para as primeiras fazendas de café da América continental. Desde então, Ruskey fez parceria com cerca de 50 agricultores da Califórnia, incluindo Mraz. Ruskey, CEO da Frinj Coffee, conheceu Mraz há seis anos na fazenda de abacate que o artista havia adquirido recentemente.
Ruskey disse a Mraz que abacate e café são culturas companheiras que requerem quase os mesmos cuidados acima e abaixo do solo. No entanto, os abacates não cobrem os custos da agricultura orgânica, então Mraz acrescentou plantações de café, animado com a escassez de gueixas na região e o valor sentimental do café no início de sua carreira.
A gueixa é “uma árvore única, com um sabor único. Também tem uma história, é um dos cafés mais procurados do mundo. Então, já existe um pouco de romance em torno desse personagem ”, disse Mraz. “O fato de a gueixa poder ser cultivada aqui e ainda assim alcançar o mesmo tipo de classificação e qualidade de pontuação que atinge em outros países e em outros concursos (de café) ... foi uma surpresa agradável.”
Ruskey disse que o sabor floral e de chá distinto do café Geisha não é compartilhado por nenhum outro grão no mundo. É comparável a um bom vinho para ser apreciado entre amigos e familiares, dizem Mraz e Ruskey.
Quando questionados sobre seu preço elevado, tanto Mraz quanto Ruskey citaram as dificuldades em cultivar uma safra que requer altitude elevada e tempo preciso e muitas vezes produz apenas metade da produção de alguns de seus pares. Cultivado melhor em regiões tropicais como Etiópia e Colômbia, o grão é colhido manualmente das cerejas de café mais maduras.
O preço também é influenciado pelo processo de certificação e manutenção orgânica e pelos salários justos e dignos que Mraz se compromete a fornecer à sua equipe.
Mraz tem uma abordagem diferente da média das celebridades com seu nome associado a um produto. Para o cantor, a agricultura tornou-se um contrapeso ao seu trabalho diário, uma justaposição calmante para a vida frenética como um músico em turnê - ambas as paixões se emprestam uma à outra.
“Eu voltava para casa da turnê e colocava minhas mãos na terra e observava algo crescer. Isso meio que me apresentou à paciência de um longo projeto ... você tem que se render ao ritmo da terra ”, disse Mraz. “Também me ajudou a fazer isso na minha arte criativa. … Eu tenho muitas ideias musicais, ideias para álbuns, ideias para programas, mas elas não precisam ser feitas hoje. Posso apenas alimentar essas ideias e, quando chegar a temporada certa, essa música ou álbum será o ajuste certo para aquele momento. ”
Tanto Mraz quanto Ruskey esperam que seu modelo de agricultura inspire os agricultores existentes e os recém-chegados ao campo. A empresa agora tem parceria com vários agricultores do sul da Califórnia que buscam diversificar suas safras.
A parceria dos dois agricultores está ajudando a solidificar uma indústria ainda em flor. Embora a agricultura cafeeira sustentável na região fosse considerada impossível, Mraz e Ruskey estão convidando o mundo a se entregar ao sonho do café californiano.
“Queremos que outros fazendeiros aproveitem a chance, porque quanto mais gente embarcar, mais moinhos haverá eventualmente e mais café haverá para os californianos desfrutarem”, disse Mraz. “O preço acabará caindo porque não será tão raro. " Haverá mais para todos nós desfrutarmos e, com sorte, os jovens vão querer se mudar para a agricultura. ”