Quênia envia café e chá como ajuda alimentar para a Índia
Houve uma enxurrada de comentários indignados no Twitter na semana passada, enquanto o Quênia enviava ajuda para a Índia em solidariedade à batalha contra a Covid-19.
Quase todos esses comentários buscavam causar constrangimento pelo fato de um país africano estar fazendo uma doação para a Índia.
O que foi amplamente esquecido nesta cacofonia de mídia social, no entanto, foi uma nota do Alto Comissariado do Quênia que descreveu a doação como um símbolo para homenagear a “relação histórica e especial” entre os dois países.
O pacote queniano para a Índia incluiu o famoso chá do país (6 toneladas) e café (3 toneladas), além de amendoim. O chá e o café, disse a alta comissão, tinham como objetivo proporcionar uma “pausa revigorante” para os profissionais de saúde que estavam constantemente trabalhando na Covid, com a intensidade da segunda onda deixando pouco espaço para descanso.
Esses trabalhadores, dizia a nota, eram “heróis e heroínas”.
“O Governo da República do Quênia tomou nota de que alguns países expressaram solidariedade com a Índia doando equipamentos médicos, oxigênio e vacinas. O Quênia, entretanto, identificou o grupo especial - cuidadores de saúde da linha de frente.
Esses heróis e heroínas estão assumindo o nobre dever de servir os pacientes da Covid-19 por horas muito longas ou mesmo dias sem nenhuma pausa ”, afirmou a nota no sábado.
“É por esta razão que o governo do Quênia preparou um pacote para que os profissionais de saúde da linha de frente pudessem fazer uma pausa refrescante com uma xícara de chá ou café queniano.”
Além de expressar solidariedade durante este período difícil, o governo do Quênia também agradeceu ao governo indiano por fornecer “excelentes serviços de saúde aos quenianos por muitos anos”.
O pacote queniano foi recebido pelo Sr. Homi Khusrokhan, Vice-Presidente da Sociedade da Cruz Vermelha Indiana (IRCS) em Mumbai na sexta-feira. É provável que seja distribuído por Maharashtra nos próximos dias.