Café com limão é mesmo uma bebida com superpoderes?
O café é uma das bebidas mais populares em todo o planeta. Os dados corroboram essa percepção: são consumidos 10 bilhões de quilos de café por ano.
Os benefícios do consumo de café foram demonstrados em diversos estudos científicos. Um dos trabalhos mais abrangentes é o desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, que, após examinar 34 artigos sobre os efeitos potencialmente nocivos do café, conclui que beber até 5 xícaras de café por dia , e pessoas que não fumar, está associado a menos mortalidade.
Por outro lado, o limão é outro dos alimentos mais consumidos. Para a campanha 2019-2020, a produção foi próxima a 8 milhões de toneladas.
O limão também está associado a inúmeros efeitos na saúde. É uma importante fonte de vitamina C e minerais , junto com muitos outros compostos vegetais benéficos, razão pela qual tem sido usada por séculos por suas propriedades medicinais . Um estudo da Universidade da Tunísia analisou as propriedades antibacterianas e antifúngicas dos extratos de limão (obtidos da casca e da polpa) e constatou que, de fato, os componentes do limão protegem contra infecções, mas, além disso, são poderosos antioxidantes, o que os torna potenciais protetores contra o câncer. Além disso, esse alto teor de vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
A receita infalível?
Cruzando os dados, explica-se que tomar café com limão está se tornando uma tendência, embora o motivo dessa tendência não seja tanto para tomar vantagem dessa alta produção como benefício de seus potenciais benefícios à saúde, como alívio de dores de cabeça, melhora da diarreia ou promoção da perda de gordura, segundo seus proponentes. A receita é adicionar o suco de um limão a uma xícara grande (240 ml) de café.
O que é verdade nessa crença? Retirando da biblioteca do jornal científico, é fácil desmontar alguns dos superpoderes atribuídos a essa bebida (cujo sabor é, no mínimo, surpreendente).
Alívio de dor de cabeça
A cefaleia é muito comum, tanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que metade da população teve pelo menos um episódio de cefaleia no último ano. Portanto, existem muitos remédios caseiros.
Alguns argumentam que o efeito vasoconstritor da cafeína reduz o fluxo sanguíneo para a cabeça e alivia a dor. Mas o consumo excessivo pode levar a uma situação semelhante à desencadeada pela ingestão de muitos analgésicos, de modo que, em vez de melhorar, a dor de cabeça piora. Outros pesquisadores argumentam que a cafeína, como chocolate ou frutas cítricas , pode ser um gatilho para a dor de cabeça.
Portanto, tomar café com limão não é uma opção para aliviar dores de cabeça e, em todo caso, se houve algum benefício, seria pelo efeito do café.
Controle da diarreia
O efeito laxante que o café da manhã exerce em muitas pessoas é conhecido, mas, além disso, a verdade é que a cafeína afeta a contração anal e favorece a vontade de defecar. Água com limão tem sido usada para controlar a diarreia, mas não há evidências científicas para apoiá-la.
Portanto, o café com limão não é uma boa ideia para mitigar a diarreia.
Ajuda a dissolver a gordura corporal
A cafeína pode ser eficaz na perda de peso. Especificamente, a cafeína estimula a gordura marrom (metabolicamente ativa) e acelera o metabolismo de carboidratos e gorduras, o que promove a perda de peso.
Algumas pesquisas da década de 1990 já haviam descoberto que tomar uma xícara grande de café aumenta a taxa metabólica durante as três horas após a ingestão, aumentando as calorias queimadas em 8-11%, o que significa que podem ser queimadas de 79 a 150 calorias extras por dia.
Nenhuma relação foi encontrada entre o efeito do limão e a perda de peso. Portanto, o café com limão não é um ‘dissolvente de gordura’. Para perder peso, é necessário aumentar o gasto de energia e queimar mais calorias do que são ingeridas.
Então, de que adianta beber café com limão? Bom, só pra quem gosta do sabor, porque a ciência não sustenta que tem superpoderes.