Nova York e Califórnia suspendem quase todas as restrições contra a covid 19
O estados de Nova York e da Califórnia anunciaram nesta terça-feira a suspensão de quase todas as restrições contra a covid-19.
No caso de NY, a decisão foi tomada depois de mais de 70% dos adultos do Estado terem recebido a primeira dose da vacina contra a doença. “Ter 70% de vacinados significa que agora podemos voltar à vida como a conhecemos”, declarou o governador de Nova York, Andrew Cuomo, em entrevista coletiva no World Trade Center. “Não estamos mais apenas sobrevivendo”, continuou.
As restrições de capacidade serão suspensas na maioria dos estabelecimentos, incluindo cinemas, teatros e praças esportivas. Os clientes de restaurantes de todo o Estado de NY não precisarão mais ficar separados por quase dois metros, de acordo com o “The New York Times”.
Protocolos especiais de limpeza e uso de máscaras também serão relaxados em NY – serão mantidos apenas em meios de transporte como táxis, ônibus e metrô. Continuam em vigor restrições em locais como escolas, hospitais e asilos de idosos, disse o governador. Desde o começo da pandemia, o Estado de Nova York registrou 53 mil mortes pela covid-19 e mais de 2,1 milhões de infectados.
Já a Califórnia, primeiro Estado americano a impor bloqueios em razão da pandemia de covid-19, decidiu suspender as restrições sanitárias a partir da zero-hora desta terça.
No que foi qualificado pelo governo do Estado como “A Grande Reabertura", foram levantadas as regras regionais de distanciamento social, limites de lotação em restaurantes, bares, supermercados, academias, estádios e outros estabelecimentos e derrubada a obrigatoriedade do uso de máscaras, embora alguns locais específicos, empresas e condados ainda possam exigi-las, relata a agência "Associated Press".
A Califórnia quer aproveitar a temporada de verão para enviar a mensagem de que a vida no Golden State está cada vez mais próxima do normal. A economia está totalmente reaberta pela primeira vez em 15 meses e as pessoas podem, em grande parte, retornar ao estilo de vida pré-pandêmico, com a presença de público em jogos de beisebol e a Disneylândia está abrindo suas portas para retomar o funcionamento normal.