Curso de Agrotóxicos abre inscrições para treinamento de nova turma
Curso Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos terá no máximo 15 participantes e será realizado no CEA-IAC de Jundiaí-SP; projeto único no País une o Instituto Agronômico à indústria de defensivos agrícolas
A Unidade de Referência em Tecnologia e Segurança na Aplicação de Agrotóxicos (UR) recebe a partir de hoje inscrições para seu próximo programa de orientação profissional, o curso Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos, que acontecerá entre os dias 10 e 14 de julho e 21 a 25 de agosto. O treinamento, informa a entidade, será ministrado em duas etapas, teórica e prática, no Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA/IAC), na cidade de Jundiaí (SP), com o limite de 15 inscritos.
Criada por uma parceria entre o Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA-IAC) - órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP -, e o setor de defensivos agrícolas, a Unidade de Referência tem como objetivo capacitar profissionais para treinar mão de obra qualificada ao manejo de agrotóxicos. A UR está instalada nas dependências do CEA-IAC de Jundiaí, a 50 km da capital paulista.
De acordo com o pesquisador científico do CEA/IAC, Hamilton Ramos, coordenador da Unidade de Referência, o novo curso contemplará tecnologias empregadas no controle de pragas, doenças e plantas daninhas e medidas de proteção necessárias ao trabalhador aplicador de agrotóxicos, bem como aspectos legais e ambientais atrelados às pulverizações agrícolas.
A Unidade de Referência, ressalta Ramos, é um projeto único no País, concebido para elevar os padrões de qualidade do tratamento de lavouras e a segurança de trabalhadores rurais. “A pouca mão de obra especializada nessa área do Brasil gera perdas anuais da ordem de dois bilhões de dólares aos agricultores do País”, resume Ramos.