II Concurso de Cafés Especiais de Porciúncula 2021 tem 16 classificados
A Prefeitura de Porciúncula divulgou para a imprensa os classificados para a próxima fase do II Concurso de Cafés Especiais de Porciúncula RJ 2021. Dos 22 inscritos, 16 cafés de 14 produtores foram aprovados, sendo 10 na categoria descascados e 6 na categoria natural.
De acordo com o edital do concurso, os cafés classificados apresentaram na Análise Sensorial pontuação igual ou superior a 80 pontos. A análise foi feita obedecendo aos critérios técnicos estabelecidos pela Specialty Coffee Association Of America (SCAA), metodologia utilizada pelos profissionais Q-Greder do Laboratório de Análise Físicas e Sensorial da Caparaó JR, sediada no IFES. Essa pontuação classifica os produtos como Cafés Especiais.
Além das Análises Sensoriais, foram realizadas as medições de umidade de cada amostra. Os cafés devem ter entre 10,5% a 12% de umidade para concorrer.
A próxima fase do concurso será a Análise Física, com resultados previstos para o dia 7 de outubro. Essa etapa consiste na verificação dos produtos conforme a Classificação Oficial Brasileira (COB), que faz a apuração do número dos grãos imperfeitos e de impurezas encontradas nas amostras e também a análise do tamanho dos grãos. As imperfeições e impurezas que podem existir em uma amostra de café e nos grãos vão desde paus e pedras, até grãos verdes e brocado sujo.
Serão classificados na segunda etapa os cafés que obtiverem o Tipo 2/3 e peneira 16 acima. Segundo o COB, essa pontuação significa que o café pode ter até 12 defeitos, sendo que nenhum brocado sujo, preto e ardido.
Os 16 cafés com seus 14 produtores classificados para a próxima etapa são:
Categoria Descascado- Ana Regina R.R. Majzoub; Giovani Simoni; Paulo Henrique Ricci; Tiago Rodrigues Ricci; Lucas Rodrigues Ricci; Reinaldo Marques Quindro; Geraldo Antônio Ricci; José Maria Rodrigues de Souza; Enio Geraldo Martelini Neles e Geraldo Zanirate Neles.
Categoria Natural: José Américo Gomes; Fabio José Alves; Diogo Campos de Oliveira; Enio Geraldo Martelini Neles; José Maria Rodrigues de Souza e Geraldo Zanirate Neles.
Para mais informações sobre a qualidade dos cafés procure o escritório local da EMATER Rio Porciúncula na Rua Gonçalves Vieira, nº 143, Centro Porciúncula-RJ.