Alerta: CCM leva temporal, granizo e rajadas de vento para PR, MG, MS e SP
A formação de um Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM) na madrugada desta quarta-feira (25) impulsionou a ocorrência de tormentas em parte do Sul do Brasil e países vizinhos. Nas próximas horas, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) prevê o risco de temporal, com chance de granizo e rajadas de vento, para áreas do Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
“Nesta quarta-feira (25/10), houve a formação de um complexo convectivo de mesoescala no Paraguai, que provocou forte instabilidade no sul e leste do Paraguai, na Província de Misiones da Argentina e do noroeste do RS ao sudoeste do PR no decorrer da madrugada e pela manhã. Entretanto, no decorrer do dia a presença do jato de baixos níveis (JBN) com a divergência em 250 hPa irão contribuir para a instabilidade e gerar severedidade no tempo, com muitas descargas elétricas, rajadas de vento forte isoladas e queda de granizo isolado. Também as pancadas de chuva terão acumulados expresssivos em intervalo de poucas horas. Essa instabilidade se propagará para as demais áreas do PR, do norte de SC, para o sul de MS, interior de SP e sudoeste de MG”
Desde sua evolução sobre o Paraguai na madrugada, a instabilidade despejou mais de 30 milímetros em municípios do sudoeste do Paraná, oeste e noroeste do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. As maiores rajadas de vento aferidas por estações meteorológicas automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegaram a 99,3 km/h em São Miguel do Oeste, em Santa Catarina e 79,9 km/h em Clevelândia, no Paraná.
A linha de instabilidade (LI) de instabilidade principal mudou completamente o tempo conforme deslocou-se para noroeste/norte, sempre acompanhada de muitos raios. Em Cascavel, no oeste do Paraná, dados de Meteorological Aerodrome Report (METAR) reportaram rajada máxima de vento de 66,9 km/h, além de trovoadas com chuva durante passagem a LI. Sensores de detecção de raios ilustraram às 11 horas (Brasília-verão), a sequência de descargas atmosférica avançando pelo estado do Paraná.
A projeção de precipitação feita pelo modelo European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF) reserva o maior acumulados entre o norte do Paraná e o centro-oeste e oeste de São Paulo, para a noite de hoje.
O mesmo modelo mostra a possibilidade de rajadas de vento, na maior parte, entre 70 e 90 km/h, principalmente para o interior de São Paulo, até a próxima madrugada, conforme a banda de nuvens apresente deslocamento rumo à Goiás e Minas Gerais.
Na próxima madrugada, contudo, outra instabilidade explodirá rapidamente no Paraguai, onde o modelo indica a possibilidade de tormentas no oeste da Região Sul, bem como na metade sul de Mato Grosso do Sul, e fortes rajadas de vento.
(Crédito das imagens: Reprodução/Simepar– Reprodução/Windyty - Celso Dias/Cascavel, PR via WhatsApp DONTM (18) 98186-6689)
Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia