Estudo indica qual tipo de café consumir para evitar doenças cardiovasculares
O café é uma das bebidas mais consumidas entre os brasileiros, e esse hábito de forma moderada pode trazer benefícios à saúde. Algumas pesquisas indicam que pode ser uma boa opção para o coração. Recentemente, um estudo realizado pela Sociedade Europeia de Nutrição Clínica e Metabolismo identificou que esses benefícios cardiovasculares estão associados a um tipo específico de café.
Publicado neste mês na revista “Clinical Nutrition ESPEN”, o estudo realizado por especialistas em saúde e nutrição cardiovascular da Grécia e Argélia reconheceu que o consumo moderado e regular de café solúvel está associado ao menor risco de doenças cardiovasculares. As informações são do “Eat This, Not That”.
A pesquisa analisou 1.041 homens e mulheres com idades entre 39 e 67 anos, sendo 30% deles consumidores de café instantâneo.
Inicialmente, foi constatado que os consumidores de café solúvel apresentaram pressão arterial sistólica mais baixa. No entanto, após ajustar outros fatores, a equipe destacou que talvez essa não fosse uma medida totalmente concreta.
Os resultados ainda apontaram que o consumo desse tipo café está associado à complacência arterial carotídea — essencial para a demanda energética cardíaca e manutenção da pressão arterial diastólica, servindo como um marcador de bem-estar cardiovascular.
O estudo concluiu que consumo moderado e regular de café instantâneo está associado à melhora da elasticidade das artérias, por isso, pode resultar em menor incidência de doenças cardiovasculares.