Hawaí: Ganhador do Kona Coffee Cupping teve pontuação de 87,15
O Prêmio Kona Heritage foi concedido ao Café Aikane Kona por seu café Kona quintessencial - definido como uma xícara limpa exibindo baixo nível de acidez, corpo médio, doçura média e livre de defeitos. Além disso, o Prêmio Heritage foi concedido a um participante cujo café era da variedade Typica e processado por lavagem sem qualquer inoculação de fermento específico.
Todo o café inscrito deve ser 100% café Kona e cultivado exclusivamente no distrito de Kona, na Ilha Grande do Havaí. A legislação estadual do Havaí exige que qualquer café rotulado como café Kona seja de qualidade Prime ou melhor.
À frente da competição Kona Coffee Cupping deste ano estavam Brit Horn e Madeleine Longoria Garcia da Pacific Coffee Research, que ajudaram um painel de jurados em sua tarefa de vários dias de sorver, degustar e pontuar cada inscrição em várias rodadas.
A competição de 2021 foi intensa, com as dezesseis primeiras entradas de café marcando 85 pontos e acima, mas os dez principais cafés eram todos diferentes entre si no processamento, variedade, fermento inoculado, etc.
“Este ano foi uma competição realmente acirrada, Geisha Kona Coffee Farm, vencedora da Divisão Clássica com uma pontuação final de 87,15, recebeu a pontuação mais alta que nós da Pacific Coffee Research vimos nesta competição de degustação. Esta entrada de café pegou o paladar do júri com notas de morango, melancia, mirtilo e notas florais ”, disse Brittany Horn, presidente da competição de Copa do Festival Cultural de Café de 2021 e co-proprietária da Pacific Coffee Research. “Esses agricultores que alcançam marcas de alto crescimento e processamento realmente nos inspiram e motivam aqui na PCR. Agradecemos o trabalho árduo e a dedicação."