Jornada Cardiológica na Itália indica benefícios do café para coração
Os inesperados efeitos positivos do café serão tema da 29ª Jornada Cardiológica de Turim, na Itália, evento que teve início nesta sexta-feira, 27 de outubro, com a presença de especialistas locais, da Alemanha. França, Suíça e Estados Unidos.
O evento, que reunirá mais de 600 profissionais durante dois dias nessa cidade do norte italiano, terá como tema central "Avanços nas arritmias cardíacas e grandes inovações na Cardiologia".
Dentre os temas trabalhados no encontro está a prevenção como melhor tratamento para salvar vidas e as novidades terapêuticas para evitar a morte súbita.
Um comunicado à imprensa divulgado pelos organizadores na pagina da web do evento assinala que "a mortalidade global está diminuindo graças a uma nova consciência dos fatores de risco", além do conhecimento do que é bom para a saúde do coração e do corpo em geral.
Nesse sentido, ressalta, a "novidade mais interessante e, em muitos sentidos inesperada, trata-se do café, a partir de estudos que demonstram seus efeitos positivos, independentemente da cafeína, da qual não se derivam, mas de substâncias antioxidantes contidas no grão", dispôs.
Segundo Sebastiano Marra, diretor do Departamento Cardiovascular do Hospital Maria Pia, de Turin, tomar quatro ou cinco xícaras de café, ainda que seja descafeinado, ao dia reduz a mortalidade cardiovascular.
Basicamente, sustentou o especialista, beber essa infusão tem um efeito positivo, pois "o grão do café é a substância mais antioxidante que existe", comentou.
Marra apontou outros estudos realizados nos Estados Unidos que atribuem ao grão uma ação significativa na redução da mortalidade tumoral.
Existem pesquisas com mais de 10 mil pessoas as quais demonstram que quem toma café por um longo período tem menos ansiedade, dorme melhor e não tem a pressão arterial mais altas do que os que não bebem.