Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas chega na reta final
O mercado de cafés especiais cresceu consideravelmente nos últimos anos e a cada vez mais temos acesso a produtos bons e de qualidade, principalmente, os grãos provindos das terras mineiras. Essa expansão no setor cafeicultor tem levado as pessoas a procurarem saber mais sobre a origem dos produtos e sua qualidade. Para valorizar esses cafeicultores que são apaixonados pelo que fazem, o Governo de Minas, por intermédio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura (Seapa), realiza há 18 anos o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais.
Neste ano, a etapa final de julgamento dos grãos finalistas será realizada no dia 29 de novembro, no mezanino do Verdemar Sion (av. Nossa Senhora do Carmo,1900), parceiro do concurso. Durante o evento, serão analisadas as 40 amostras classificadas na segunda etapa da premiação. Os cafés vão ser avaliados por uma comissão, formada por especialistas em cafés especiais, no período de 7h30 às 13 horas. Às 9h30, algumas autoridades e lideranças do setor estarão no local para acompanhar os trabalhos.
As amostras vão ser submetidas à análise sensorial, de acordo com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA), sendo observados atributos como fragrância, aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, finalização, equilíbrio e avaliação global. “O grupo de jurados é coordenado pelo provador Jorge Menezes, um dos profissionais da área mais respeitados no país, e reúne vários provadores com larga experiência em provas comerciais de café especiais.”, explica o coordenador de Cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Cangussú.
Neste ano, o Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais recebeu a inscrição de 1.557 amostras, das quatro regiões produtoras de café do estado: Sul de Minas, Matas de Minas, Cerrado e Chapada de Minas. A maior parte dos participantes é formada por agricultores familiares.
Todos os finalistas receberam nota acima de 84 pontos (de um total de 100), na metodologia da SCA. “Este ano, os cafés estão com ótimas notas. Acreditamos que as notas serão mais altas que a edição anterior. Isso em função de condições climáticas e do maior cuidado que os produtores estão tendo. Os técnicos da Emater-MG vêm orientando muito os cafeicultores nesse quesito de qualidade”, explica o coordenador da Emater.
Etapa final dos Cafés Campeões do 18º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais
Data: 29 de novembro (segunda-feira)
Horário: 9h30
Local: Supermercado Verdemar (Av. Nossa Senhora do Carmo, 1900, bairro São Pedro – Belo Horizonte)