Simonésia encerra concurso de cafés com avaliação positiva
Com um café com nota 90,50, o produtor Jose Claudio da Rocha foi o grande campeão do 1º Concurso Municipal de Cafés Especiais em Simonésia. O evento de premiação foi promovido pela Prefeitura de Simonésia em parceria com a Emater.
A Prefeita Marinalva Ferreira ficou lisonjeada pelo sucesso do evento. Ao lado do Secretário Municipal de Agricultura, Geraldo Pereira Ramos, agradeceu a todos os colaboradores, patrocinadores, empresas de cafés e principalmente aos cafeicultores de Simonésia que foram os principais responsáveis na realização do concurso. Ela também homenageou Maxwell Pacelli, ex-assessor da Secretaria de Agricultura, que hoje mora nos Estados Unidos e teve participação importante no concurso.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente avaliou o evento como um marco para a cafeicultura de Simonésia. “Foi simplesmente maravilhoso. Foi muito bom poder reunir agricultores, empresários da área agrícola e o poder público, na realização deste concurso. Agradeço aqui, em nome de toda equipe da Secretaria, todos que contribuíram para que este concurso fosse um sucesso. Que Deus abençoe grandemente a todos”, finalizou Geraldo Pereira Ramos.
A premiação aconteceu na praça Getúlio Vargas e no Salão Paroquial e contou com a presença de produtores, autoridades e patrocinadores. Estiveram presentes a fundadora da Rota do Café Brasil Marilucia Rocha e o prefeito de Santana do Manhuaçu, Paulinho.
Durante as festividades, as empresas patrocinadoras montaram estandes na praça central e realizaram a exposição de seus produtos, insumos e equipamentos.
VENCEDORES – CATEGORIA NATURAL
1º Jose Claudio da Rocha - 90,50 pontos
2º Elísia Aparecida Pereira da Silva - 88,75
3º Creonisio Correia da Silva - 88,00
4º Pedro Henrique Ferreira Brás - 87,50
5º Elias Antônio Pinel - 87,00
6º Luciene Maria Medeiros de Moura - 86,75
7º Denis Deidy Tavares - 86,25
8º Maria de Lourdes de Souza Azevedo - 86,00
9º Adélia Vivian de Abreu - 85,25
10º Marcos Antônio de Souza - 85,25
A festa foi abrilhantada por diversos sorteios, distribuição de brindes, sonoplastia e um afinado bate papo.
O evento teve uma palestra com o Gerente Regional da Emater, Rômulo Matozinho. Ele apresentou muitas orientações aos produtores presentes e destacou o sucesso deste primeiro evento. “Tivemos pontuações muito significantes. Fazer cafés nesse nível não é fácil, por isso destacamos o empenho de todos e parabenizamos” disse.
Houve a degustação de cerca de vinte garrafas de café pela população na chamada “prova às cegas”. A vencedora foi Rosalina Teixeira de Três Barras, que ganhou um prêmio de 500 reais pelo melhor café na degustação.
No total, foram distribuídos cerca de 15 mil reais em prêmios. O primeiro colocado, além do reconhecimento da qualidade do seu café, levou o valor de 4 mil reais.