Atenção cafeicultores:La Nina se intensificará nas próximas semanas, alerta NOAA
Atenção cafeicultores com o La Nina se intensificando, tudo indica que nos próximos meses teremos chuvas bem abaixo da média nas regiões de café que pode provocar maiores perdas na próxima safra. O La Niña deve durar pelo menos até a primavera de 2022 no hemisfério norte.
"As condições do La Niña se desenvolveram e devem continuar com 87% de probabilidade entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022", disse a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA).
Segundo a NOAA, após um período de relativo equilíbrio atmosférico desde o início do ano, o La Niña se intensificará nas próximas semanas e não começará a enfraquecer até a primavera de 2022. Isso pode levar a chuvas torrenciais, fim da temporada de furacões e a intensidade do inverno boreal
Principais áreas afetadas por La Niña
A precipitação pode aumentar dramaticamente na Indonésia e na Austrália durante o La Niña, na área que compreende o Pacífico ocidental.
No caso do Oceano Pacífico central e oriental, as nuvens e as chuvas tornam-se mais esporádicas sobre ele, o que pode se manifestar em condições de seca no Brasil, Argentina e outras partes da América do Sul, bem como em condições mais úmidas na América Central e Colômbia.
Na América do Norte, as condições mais frias e tempestuosas costumam ser definidas em todo o noroeste do Pacífico. No sul dos Estados Unidos e no norte do México, o clima geralmente se torna mais quente e seco, levando a secas e aumentodas temperaturas.