Cafeína: a substância com super benefícios para a pele
A cafeína é uma substância extremamente presente no cotidiano dos brasileiros. Para se ter uma ideia, o Brasil é o maior produtor de café, bebida que possui o estimulante. O café é a segunda bebida mais consumida em todo o mundo, perdendo somente para a água. Além do café, a cafeína pode ser encontrada em grãos de cacau, guaraná e chá-da-Índia. Com o uso intenso, a substância passou a ser adicionada até nos cosméticos.
Estudos realizados pela Universidade de Florença, na Itália, e pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, sugerem que a administração de cafeína ajuda a prevenir o desenvolvimento de câncer de pele. Aqui no Brasil, em 2016, pesquisadores da Unesp de Araraquara, em parceria com a Universidade de Lisboa, criaram um filtro solar à base de café, que possui proteção potencializada. O produto utiliza os óleos da borra do café e da semente verde. No entanto, ainda há muito o que ser estudado para confirmação desses estudos.
Segundo a dermatologista Juliana Piquet, o que se sabe até o momento é que a cafeína é interessante para melhorar o aspecto da pele em diversos quesitos. “A substância estimula o metabolismo, reduz o edema ao redor dos olhos, melhora a microcirculação, acelera a drenagem linfática no tecido gorduroso, podendo ajudar a melhorar o aspecto da celulite, tem ação antioxidante protegendo a pele dos raios ultravioleta e neutralizando radicais livres”.
Além disso, ela pode ser adicionada em produtos capilares. “A cafeína também melhora o metabolismo dos folículos pilosos e sua nutrição, através da melhora da microcirculação”, afirma a profissional que indica que o uso deve ser evitado em pacientes com alergia ou intolerância a ela.