242 cidades mineiras estão sob alerta de tempestade e alagamentos
242 municípios mineiros - incluindo Belo Horizonte e a Região Metropolitana - estão sob alerta de tempestades pelas próximas horas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um comunicado com a previsão de chuvas intensas, com ventos de 100 km/h e risco de alagamentos e queda de árvores, até a manhã desta quarta-feira (16/2).
"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", diz o alerta do Inmet, válido até às 10h de amanhã
De acordo com a Escala Beaufort, usada para classificar a intensidade de ventos, um vento com a velocidade entre 89 km/h e 102 km/h é classificado como "tempestade". "Árvores arrancadas e danos estruturais em construções" são alguns dos riscos.
O Inmet destaca que, além de Belo Horizonte e Região Metropolitana, as regiões da Zona da Mata, Central Mineira, Oeste de Minas, Campo das Vertentes, Sul/Sudoeste de Minas e Triângulo Mineiro também serão afetadas pelas tempestades.
Além disso, há outros dois alertas, que contemplam 31 cidades, mas com intensidade de chuva menor. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", dizem os comunicados, um válido até às 23h55 de hoje e outro até as 10h de amanhã
Chuva nos próximos dias
A meteorologista do Inmet Anete Fernandes afirma que ao decorrer da semana ainda teremos essa condição de instabilidade no tempo.
"A partir de quarta-feira as chuvas se intensificam no estado. Quarta e quinta dias mais fechados, com chuva a qualquer hora, e na sexta-feira momentos de mormaço e abertura, mas ainda com bastante nebulosidade e temperaturas bem controladas pela quantidade de nuvens", explica a meteorologista.