A illycaffè definiu os 40 cafeicultores finalistas do 27º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso. A Experimental Agrícola do Brasil, braço da illycaffè no país, analisou 683 amostras enviadas das principais regiões produtoras de café arábica de grãos da safra 2017/2018, o maior número dos últimos 10 anos de concurso.
Maior produtor nacional, Minas Gerais predominou na lista, com 36 finalistas provenientes de todas as regiões cafeeiras do Estado: 14 do Sul de Minas, 12 do Cerrado Mineiro, oito das Matas de Minas e dois da Chapada de Minas. São Paulo tem três finalistas e a região Centro-Oeste, representada na final pela segunda vez desde o início do concurso, tem um.
A seleção dos cafés vencedores já foi realizada por especialistas da empresa, que vieram da Itália para o Brasil a fim de integrar a Comissão Julgadora. Além dos campeões da categoria nacional, foram definidos também os vencedores regionais. Para esta premiação, a illycaffè divide o mapa do país em 10 regiões: Cerrado Mineiro, Sul de Minas, Chapada de Minas, Matas de Minas, Espírito Santo, Norte/Nordeste, Rio de Janeiro, São Paulo, Sul e Centro-Oeste.
Os seis melhores cafés do país serão revelados na cerimônia de premiação, em abril de 2018. Os três primeiros ganharão viagem ao exterior para participar do 3º Prêmio Ernesto Illy Internacional, quando será revelada a ordem de classificação entre eles (primeiro, segundo e terceiro colocados). O Prêmio Ernesto Illy - Regional terá até dois cafeicultores premiados nos Estados ou regiões inscritos. Todos os vencedores e finalistas receberão prêmios em dinheiro e diplomas.