Harvard revela quais são os 3 grandes benefícios do café para nossa saúde
A Universidade de Harvard desenvolveu uma análise sobre como o café afeta nossa saúde. Especificamente, detalha os 3 grandes benefícios de uma das bebidas mais difundidas em todo o mundo, às vezes no centro da controvérsia devido aos seus altos níveis de cafeína. Mas é conveniente explicar cada parte da história para saber como isso beneficia nosso corpo.
De forma natural, a Harvard Graduate School analisa o café, que é aquela bebida obtida a partir das sementes torradas e moídas dos frutos da planta que leva o mesmo nome.
Em muitos casos, é a primeira substância que ingerimos durante o café da manhã, não apenas por sua capacidade de acordar as pessoas, mas também por seus efeitos saudáveis e seu sabor em muitos casos.
Por isso, Harvard quer eliminar todos os tópicos que são atribuídos a um alimento decisivo em nossa dieta, como o café, que encontramos em diferentes empresas e em diferentes supermercados.
Consumo de café é bom para o cérebro
Boukje van Gelder, que é um dos especialistas mais reconhecidos da Universidade de Harvard, é quem realizou o estudo, que demonstra uma situação que surpreenderá muitas pessoas. E é que beber café continuamente traz efeitos positivos para o cérebro, então sua capacidade de acabar com o sono não é a única coisa que devemos levar em consideração.
Em Harvard, analisaram um a um 676 adultos que, durante dez anos, beberam diferentes quantidades de café ao longo do dia. Análise é chamada de estudo Gelder, onde está cientificamente comprovado que aqueles que bebiam café tinham menos comprometimento cognitivo do que aqueles que não bebiam.
Portanto, está mais do que comprovado que quem bebeu, digamos, cerca de três xícaras de café por dia, teve uma resposta muito mais benéfica do que quem bebeu menos. Harvard aproveita o experimento para lembrar que a proporção de café e água é sempre diferente, por isso deve-se tomar como referência que o café por pessoa seria de 100 miligramas de cafeína por xícara.
Como o café protege nosso cérebro?
Os adultos que estrelaram este estudo puderam ver em primeira mão como suas conexões entre os neurônios eram maiores naqueles que bebiam mais café. Mas a verdade é que muitas pessoas não sabem como essa semente consegue garantir proteção em nosso cérebro.
Bem, com 3 ações principais:
1. Evitar que toxinas e substâncias nocivas invadam o cérebro.
2. Prevenir o bloqueio dos vasos sanguíneos no cérebro.
3.Protegendo os próprios vasos sanguíneos para melhorar a circulação sanguínea.
Como você pode ver, sangue e café estão mais do que unidos por diferentes circunstâncias. Uma xícara estimula o cérebro e tem efeitos antioxidantes.