Exportadora Guaxupé com código de sustentabilidade reconhecido pela GCP
Plataforma Global do Café (Global Coffee Platform) concedeu ao Guaxupé Planet, esquema de sustentabilidade desenvolvido pela Exportadora de Café Guaxupé Ltda, a Equivalência ao Código de Base do Café, Segunda Parte. Sendo assim, a Exportadora Guaxupé se torna a primeira empresa brasileira a obter tal reconhecimento.
Para a Exportadora de Café Guaxupé Ltda os esforços para melhorar a gestão socioambiental do agricultor, culminaram com o lançamento do programa de certificação Guaxupé Planet Cafés Sustentáveis.
Lançado em 2021, o esquema contempla um conjunto de boas práticas agrícolas com responsabilidades econômica, social e ambiental na produção de cafés, proporcionando apoio, orientação e melhoria contínua aos cafeicultores, com os quais atua e comercializa cafés diretamente por mais de 50 anos.
Além de apoiar o produtor, os cafés produzidos de forma sustentável vão ao encontro das expectativas dos consumidores, que exigem procedência e um produto em sintonia com o que eles acreditam e defendem.
O Mecanismo de Equivalência ao Código de Base do Café da GCP avalia se todas as exigências, princípios e práticas do Código de Referência estão inclusas no programa Guaxupé Planet Cafés Sustentáveis, garantindo uniformidade do programa com os outros programas internacionais.
“O desenvolvimento do nosso programa Guaxupé Planet já é um motivo de grande felicidade para todos nós da Exportadora Guaxupé, e nos orgulhamos ainda mais por termos o primeiro código desenvolvido por uma empresa brasileira a ser reconhecido com a Equivalência ao Código Base do Café da GCP.
Resultado de nossos esforços que beneficiará os produtores brasileiros e também todos os participantes do mercado de café, incluindo o consumidor final no mundo todo, que tem a certeza, via a certificação Guaxupé Planet, de que está saboreando um café produzido de forma sustentável.
É fundamental unirmos forças, para seguirmos na mesma direção no caminho da sustentabilidade. Juntos somos melhores e mais fortes”, finaliza Flavia Barbosa, diretora executiva da Exportadora de Café Guaxupé.
Sobre a GCP: associação multisetorial que engloba produtores, comerciantes, torrefadores, varejistas, sociedade civil, governos e doadores, unidos sob uma visão comum, com foco no produtor, trabalhando coletivamente em prol de um setor cafeeiro próspero e sustentável para as próximas gerações.
Sobre a EXPORTADORA DE CAFÉ GUAXUPÉ: a Exportadora Guaxupé se orgulha de ser uma família dedicada ao negócio café. Fundada em 1970 pelo Sr. Olavo Barbosa, hoje a empresa armazena, re-benefícia, padroniza e comercializa café. Encontra-se entre as 10 maiores exportadoras de Café do Brasil, comercializando, atualmente, cerca de 1,5 milhão de sacas, entre os mercados interno e externo, com significativa participação no mercado mundial de cafés finos. Entre seus maiores clientes estão países como Estados Unidos, Alemanha, Itália, Finlândia, Suécia e Bélgica.
Sediada à Rua José Augusto Ribeiro do Valle, 1.159, em Guaxupé – MG, a empresa possui filiais em São José do Rio Pardo – SP e Manhuaçu-MG.